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Faça a gestão da sua empresa ficar mais fácil. Veja 9 dicas para você aplicar

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A gestão empresarial é uma ferramenta fundamental para o sucesso do seu negócio, pois ela cria estratégias levando em consideração os recursos humanos, estruturais e financeiros  da sua empresa, buscando assim melhores resultados. Para negócios que estão começando esse recurso é essencial para torná-la destaque no mercado.

Veja dicas de como aplicar em pequenas empresas:

1 –  Tenha um líder na empresa

A sua empresa precisa de um líder qualificado. Ele deve interagir com as pessoas de uma forma que irá motivá-las a fazer mais e melhor suas tarefas. Avalie dentro do seu quadro de funcionário alguém que possua esse perfil para auxiliar na gestão da sua empresa. Um líder deve ser democrático, focado, participativo e persistente. Realizando uma boa escolha seus funcionários estarão mais estimulados a alcançar os resultados planejados pela organização.

2 – Conheça seus clientes

Se você conhece bem seus clientes é bem provável que os resultados do seu negócio sejam positivo. Faça um estudo do que o seu público alvo quer. É bem importante entender o comportamento, os hábitos e as rotinas de quem você quer atingir. Para isso, utilize um sistema de cadastro de clientes e com essas informações será mais fácil conquistar mais público, oportunizar novos serviços e realizar melhor o foco das suas promoções.

3 – Separe despesas pessoais e empresariais

Esse talvez seja o erro mais comum do pequeno empresário. A falta de organização usando o dinheiro da empresa para pagar despesas pessoais ou vice –versa podendo gerar uma bola neve. É recomendado que o empresário fixe uma retirada mensal dos ganhos do negócio, o chamado pró-labore. O restante dos lucros deve ser investido exclusivamente no seu empreendimento. Dessa forma você terá melhor controle das suas finanças e conseguirá ver realmente o lucro da empresa e fazer ela crescer.

4 – Use um ERP

Geralmente um novo empreender  de um pequeno negócio precisa gerenciar diversas funções. Desta forma, é necessária uma ferramenta para auxiliar para essas funções.  Usando um ERP como a do GestãoClick que integra todos os setores em uma interface simplificada e de fácil acesso. Também um dos benefícios de adotar um software para a sua empresa é o número de erro reduzido, promovendo melhores resultados, já que, por exemplo, um ERP permite completo programa para controle financeiro, de estoque, gestão das vendas e muito mais, aumentando o número de dados concretos e decisões assertivas.

5 – Tenha uma estratégia de comunicação

Quem é visto é lembrado! Aposte em estratégias de comunicação para alavancar suas vendas. Algumas medidas podem ser adotadas sem grandes custos para a empresa. Enviar por e-mail uma newsletter com algumas promoções para os clientes é uma forma de estreitar a relação com o seu público consumidor. Também não podem ser deixadas de lado as redes sociais. Mantenha-as atualizadas com informações como endereço e telefone. Elas são uma boa alternativa para divulgar os seus produtos e também alcançar maior público.

Quer saber mais? Aprenda mais sobre comunicação interna no link!

6 – Monte uma boa equipe

Se você não tiver uma boa equipe, seu negócio não irá para frente. Faça uma seleção minuciosa, com pessoas qualificadas que estejam alinhadas com o perfil da empresa. Familiares podem ser contratados, porém eles devem entender que o ambiente de trabalho as relações familiares não devem interferir. Além disso, busque sempre motivar a sua equipe, uma vez que funcionários felizes são os melhores para sua empresa.

7 – Busque novidades

Esteja sempre antenado no mercado. Busque novidades de produtos e serviços que seus clientes possam se interessar.  Mas fique atento também ao que está dando certo. Procure não decair a qualidade do que esta oferecendo aos seus consumidores. Compare com os seus concorrentes e faça prospecção na região do seu negócio.

8 Saiba negociar

Saber negociar é uma arte. Isso vale para cliente, fornecedor e colaboradores.  Desenvolva essa habilidade e tenha sempre em mente que seus clientes precisam estar satisfeitos com o acordo. Também é interessante aprender técnicas de condução de negociação e reuniões. Isso irá lhe auxiliar em possíveis acordos comerciais.

9 Peça ajuda a consultores

Para empreendedores iniciante é comum se sentir perdido no início. Uma boa dica é buscar uma entidade de classe do seu negócio e buscar ajuda com consultores. Eles irão lhe auxiliar nas mais diferentes áreas que você possui defict. Eles serão uma espécie de mentores que irão te conduzir no melhor caminho e decisões que necessitam ser tomadas.

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