Pular para o conteúdo

Prospecção de clientes – 5 verdades que você precisa conhecer

Sabemos que venda é a alma do negócio, não é mesmo?! Mas uma coisa que poucas pessoas sabem, é da importância que tem a prospecção de clientes.

A prospecção de clientes é uma das etapas mais importante da venda, afinal sem ela fica muito mais difícil de realizar uma venda.

Podemos descrever a prospecção como uma etapa de conhecimento e aproximação da empresa com o potencial cliente e sabendo dessa importância, decidimos falar sobre 5 verdades que você precisa conhecer sobre a prospecção de clientes, são elas:

  1. Pratique prospecção com frequência;
  2. Saiba vender sua ideia;
  3. Saia do condado e vá para a rua;
  4. Existem diversos canais para prospectar;
  5. Você precisa ter uma boa gestão de prospectos;
  6. É necessário utilizar uma plataforma online e enxuta na gestão de prospectos.

Vamos falar detalhadamente sobre cada uma dessas verdades no decorrer deste artigo. Então vamos lá!

Pratique prospecção com frequência

O problema de muitas empresas é abandonar a prospecção de clientes. Mesmo que não percebam, aos poucos acabam se esquecendo de fazer esse trabalho.

É muito importante manter a prospecção ativa dentro da empresa, afinal é a venda que mantem seu negócio vivo e para vender é preciso prospectar.

O ideal é ter alguém dedicado somente para isso na sua empresa e mantendo assim uma prospecção frequente durante todos os dias.

Lembrando que atualmente temos muitos locais que podem ser encontrado novas oportunidades de negócios. Falaremos um pouco disso mais a frente.

Saiba vender sua ideia

Saber vender a ideia corretamente também fará grande diferença em seus resultados, ainda mais se você souber o real valor do seu produto ou serviço.

Acreditamos que isso seja de extrema importância, até escrevemos um artigo que fala especificamente sobre Como vender sua ideia, produto ou serviço de maneira assertiva.

Saia do condado e vá para a rua

Pode ter certeza de que se tem algo que faz diferença na prospecção de clientes é sair do seu condado.

Se você pretende encontrar clientes novos, precisa ir a novos lugares, pois os clientes não irão vir até você procurando o seu serviço a não ser que você tenha uma estratégia muito bem elaborada de Inbound Marketing.

Existem diversos canais para prospectar

A alguns anos atrás não existia tantas formas de prospectar clientes, a única maneira era sair para as ruas e conseguir novos contatos de potenciais clientes.

Hoje em dia o cenário mudou e muito, pois a cada dia a quantidade de veículos de comunicação só aumenta, ou seja, podemos dividir os canais em 2 categorias: Offline e Online.

No meio Offline temos as famosas conferências de negócios, palestras, entre outros.

E online então… São muitas opções.

  • Whatsapp;
  • E-mail Marketing;
  • Grupos de Facebook;
  • Instagram;
  • Entre outras formas.

O importante é que você tenha em mente, que existem muitas formas de prospectar clientes atualmente.

É por isso que é essencial você se atentar ao próximo tópico.

Você precisa ter uma boa gestão dos prospectos

Ter uma boa gestão é algo primordial, ainda mais com a enorme quantidade de canais que temos para prospectar atualmente.

Muitas pessoas gerenciam toda essa informação em cadernos ou até mesmo em planilhas de Excel. Isso não é ruim, muitas pessoas conseguem ter um bom controle com isso, mas também não é o melhor dos cenários.

Com o avanço da tecnologia, hoje em dia é muito fácil encontrar uma plataforma online dedicada à gestão de prospectos e a maioria delas possuem até aplicativo para instalar no celular.

Uma plataforma online pode facilitar muito a comunicação entre os vendedores, a troca de contatos e também o armazenamento de anotações das reuniões.

Está percebendo o quanto isso ajudaria na gestão de seus prospectos?

O único cuidado que se deve tomar é na escolha da plataforma.

Como já disse acima, existem muitas, porém a maioria delas são muito inchadas de informações. E se você quer organizar suas informações o ideal é encontrar uma plataforma que seja bem mais enxuta.

É necessário utilizar uma plataforma online e enxuta na gestão de prospectos

Gostaria de apresentar para você o Ziptime, uma plataforma online focada na gestão dos prospectos.

Essa é uma plataforma que é muito mais enxuta do que as outras do mercado e já ajuda mais de 1.346 usuários.

Veja você mesmo e tire suas próprias conclusões sobre a ferramenta > Cadastre-se no Ziptime gratuitamente.

Conclusão

Com esse artigo espero ter lhe ajudado a entender que todos esses pontos descritos aqui são essenciais para a prospecção e um depende do outro por isso é importante seguir todos.

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão de novos tutoriais