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O que é prospecção de clientes [guia completo]

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Já falei bastante sobre prospecção de clientes aqui no blog do Ziptime, pois sabemos a importância e os benefícios que ela traz (quando feito de maneira correta) para suas vendas.

O que é de fato Prospecção de Clientes

O que é prospecção de clientes

A prospecção de clientes se trata de um estágio de pré-venda, no qual você procura (prospecta) por potenciais clientes para que no final seja efetuada uma venda.

Esse estágio, conhecido como prospecção de clientes é uma das etapas mais importantes da venda, pois quando sabemos fazer uma prospecção bem feita e dedicamos energia nisso, as vendas finais tende a disparar.

Quais os benefícios dessa prática

Benefícios da prospecção

Como dito acima, quando a prospecção de clientes é feita da maneira correta pelos vendedores a tendência das vendas aumentarem são imensas.

Dentre as vantagens estão as seguintes:

  • Maior satisfação de potenciais clientes, por receber um belo atendimento mesmo antes de se tornar um cliente;
  • Maior taxa de conversão de clientes, já que com a prospecção você trabalha na venda durante um bom período ao invés de tentar vender de primeira para o prospect;
  • Maior número de vendas é claro.

Não preciso falar mais nada não é mesmo, pois nada melhor do que um aumento nas vendas.

E cá entre nós, tem muita gente que não pratica a prospecção e tenta vender diretamente, somente fazendo marketing e oferecendo produtos ou serviços, por conta disso acabam perdendo uma grande parte de potenciais clientes.

Quem deve fazer a prospecção de clientes?

Quem deve prospectar novos clientes

Essa é uma questão bem óbvia para quem já pratica a prospecção, mas irei responder a essa pergunta, pois muitos que estão lendo esse artigo ainda estão estudando sobre o assunto.

A arte de prospectar clientes deve ser diretamente passada para vendedores por se tratar de uma etapa de venda.

Qual o momento certo para prospectar

Momento correto de prospectar clientes

Se você ainda não prospecta, o momento ideal é agora mesmo, de imediato!

Se você deseja ter sucesso na sua empresa, você precisa vender e para vender, a melhor maneira de começar é prospectando clientes.

O importante é saber como fazer e isso já te expliquei neste artigo, mas ainda tem algumas coisas que não falei, então continue lendo até o final 😀

Principais canais de prospecção

Canais de prospecção

A arte de prospectar, se trata de procurar potenciais clientes e fazer um primeiro contato com eles, para que aos poucos você vá esquentando a venda, caso o mesmo esteja interessado no seu produto ou serviço.

Então vamos a alguns canais que você pode estar procurando por potencias clientes (também conhecido como prospects):

Por Telefone

Sabe aqueles cartões de visitas que você as vezes pega, eles podem ser uma ótima fonte de potenciais clientes. Mas por favor, não vai sair ligando para todo tipo de pessoa oferecendo seu serviço, ligue apenas para potenciais clientes.

E-mail

Se você tiver uma lista de e-mails que coletou, você também poderá enviar um e-mail para essas pessoas. Mas nunca compre listas de e-mails pois isso também não adianta.

Faça apenas contato com e-mails que você mesmo conquistou de alguma maneira.

Anúncios online

Uma ótima fonte de conseguir contatos são as ferramentas de anúncios online.

Se você tem uma noção de marketing digital e tem facilidade em lidar com anúncios, uma boa opção é fazer anúncios com os seus meios de contato. Assim os potenciais clientes entrarão em contato com você e assim você começará a falar com esses contatos.

Site

Para quem tem um site que recebe acessos, também é uma boa fonte para receber contatos e para esses deve ser dado uma atenção especial, pois eles vieram atrás de você.

Caso você não tenha um site, aconselho a procurar uma empresa que lide com isso, afinal é uma ótima fonte de contatos. A Nano Incub é uma empresa qualificada que indico para isso, que por sinal, foi ela que criou este site que você está navegando.

Networking em Eventos

Fazer um bom networking em bons eventos pode lhe gerar alguns prospectos também 😉

Na verdade essas são as melhores oportunidades para se conseguir ótimos prospectos.

Encontre os melhores eventos e vá, saia do seu condado e vá fazer Networking!

Dicas para prospectar clientes na prática

Agora vamos as ações práticas do dia a dia de um vendedor de primeira.

O primeiro passo é fazer um planejamento de quais canais serão utilizados para realizar a prospecção. Podendo ser alguns dos canais citados acima ou algum outro que você conheça.

Outro passo muito importante é tomar nota de todas as prospecções.

Tomando nota das prospecções

Existem diferentes formas de se tomar nota: Cadernos, Planilhas de excel e uma infinidade de sistemas online.

Gostaria de apresentar hoje para você o Ziptime, que é uma ferramenta feita para o gerenciamento de prospecções e possui um ótimo local para se tomar notas das reuniões e conversas.

Histórico de anotações

É importante manter tudo bem registrado para que você possa manter o controle das suas conversas, pois não é fácil lidar com várias vendas em andamento.

Fique também muito atento para que seus prospectos não esfrie, ou seja, mantenha sempre um bom contato até que você feche a venda.

Dica de ferramenta para prospecção

Que tal você conhecer nossa ferramenta de prospecção de clientes? Já são mais de 800 usuários cadastrados.

Você pode se cadastrar gratuitamente e utilizar também nosso aplicativo, desta forma você mantém suas conversas atualizadas de qualquer lugar que esteja.

download do App Ziptime

Conheça nossa ferramenta de prospecção de clientes clicando abaixo

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