...

Ziptime

Principais tipos de vendedores (perfis, personalidades e características)

Existem muitos tipos de vendedores com características diferentes. Você sabe qual o seu perfil, quais suas personalidades e quais características mais destacam em suas vendas?

Trabalhar com vendas é muito mais complexo do que aparenta. Os tipos de vendedores e suas características únicas são o que mais diferenciam esses profissionais.

Muitos vendedores já nascem com o dom, mas a maioria precisa aprender e se aperfeiçoar constantemente. E nesse caso não falta treinamentos.

Atualmente existe uma infinidade de tipos de treinamentos para vendedores, um mais impactante que o outro.

Alguns mais técnicos, outros mais didáticos e também existem os que são mais “impactantes”.

Cada tipo de vendedor tem suas respectivas personalidades em destaque e também qual uma área em vendas que ele mais domina (prospecção, engajamento/relacionamentos e fechamento).

Para começo de conversa é importante saber quais são os principais tipos de vendedores. Identifique qual é o seu e se aprofunde nele.

Principais tipos de vendedores

Dentro das vendas podemos dizer que temos 3 pilares, que representam os tipos de vendedores:

  • Hunter
  • Farmer
  • Closer

Você já ouviu falar de alguns destes tipos?

Caso não, abaixo entrarei em detalhes de cada um deles. Identifique qual mais se encaixa em seu perfil e coloque força onde você é realmente bom.

1 – Hunter (caçador)

Esse é o vendedor responsável por encontrar novas oportunidades de vendas.

Geralmente são vendedores do tipo mais agressivos nas vendas e adoram buscar novos clientes o tempo todo.

Para isso é preciso estudar muito bem os melhores canais para prospectar clientes e também quais as melhores maneiras de fazer abordagens.

CUIDADOS:

O que precisam se atentar é que geralmente um vendedor do tipo Hunter é mais descontrolado e extrovertido, e acaba sendo difícil controlar a empolgação desses vendedores.

Algo que deve se atentar nesse caso é de guiar esses vendedores para que eles não percam o foco.

Esse tipo de vendedor tende a ficar doente (mais do que os outros tipos) por conta de seu excesso de energia gasto no dia-a-dia no trabalho de prospecção de clientes.

Para ter uma noção, um Hunter tem tanta energia que é quase obrigatório que ele realize alguma atividade física para liberar energia.

CARACTERÍSTICA PRINCIPAL:

Aumentar a carteira de clientes.

2 – Farmer (fazendeiro)

Ter um farmer é essencial para conseguir manter um relacionamento com os seus clientes.

O Farmer deve ser especialista nisso. Geralmente eles têm muita experiência e adoram estar conversando e mantendo relacionamento com clientes.

É um vendedor bom para trabalhar no pós-venda, e também pode apoiar bastante na fase de qualificação.

CARACTERÍSTICA PRINCIPAL:

Manter relacionamentos com clientes.

3 – Closer

É o responsável por converter os prospectos em clientes. Seu foco é “fechar as vendas”. Entra na fase final de negociação para contornar objeções e garantir que bons acordos sejam feitos.

É importante nesse momento ter uma pessoa especialista na geração de urgência para o potencial cliente. Dessa maneira fica muito mais fácil ganhar uma negociação de venda.

O vendedor Closer é especialista nesse assunto, e tem uma grande capacidade de conduzir e ser protagonista na maioria das reuniões em que ele entra.

CARACTERÍSTICA PRINCIPAL:

Fechar novas vendas.

Mais sobre closer de vendas.

3 personalidades de vendedores

Pragmático

Um tipo de vendedor muito determinado. Dificilmente terão obstáculos que irão pará-los, porém não ligam muito para a opinião das outras pessoas.

São muito mais independentes e centralizadores, pois gostam de estar no controle total das situações, pois acreditam que as outras pessoas não terão a mesma eficiência que eles nas ações.

Diplomático

É muito bom com relacionamentos, pois, o mais importante nesse caso é manter um bom relacionamento com as pessoas.

Tem um ponto negativo neste caso que é: evita correr riscos, por isso muitas vezes acaba mantendo muito relacionamento, mas não obtém resultados em vendas.

Analítico

Ser analítico é algo muito bom em alguns casos, mas como tudo em excesso, acaba atrapalhando muitas vezes.

Vendedores analíticos tem muita facilidade em encontrar soluções para a maioria das coisas, porém, quando começam a defender suas opiniões, podem se complicar nas negociações.

O problema é que estão sempre certos (na cabeça deles) e isso acaba sendo chato para a maioria dos clientes.

Se você se identifica como um analítico, é importante se atentar a isso.

8 Características ruins de vendedores e como melhorar:

  1. Falador
    • Escute seus clientes
  2. Agressivo/empurrador
    • Venda apenas o que o cliente precisa. Vai chegar uma hora que o cliente não lhe atenderá mais.
  3. Negociador
    • Estude mais suas soluções (para agregar mais valor nas vendas)
  4. Manipulador
    • Seja honesto
  5. Chato
    • Seja atencioso
  6. Mágico (aguarda as vendas acontecerem)
    • Seja um CAÇADOR
  7. Desinformado
    • Informação é tudo. Esteja sempre atualizado.
  8. Consultivo
    • Seja um especialista no assunto e ajude seu cliente
    • Tenha um bom atendimento (4 A’s)
      1. Abordagem boa
      2. Apresente-se bem
      3. Atendimento
      4. Agradecimento

Se você encontrar quais as características que atrapalham suas vendas e estiver disposto a mudá-las, tenho certeza de que você vai aumentar e muito suas vendas.

Muitos vendedores têm um grande problema: não gostam de aprender e acham que vender é simplesmente empurrar um produto ou serviço para o máximo de pessoas até baterem suas metas.

Agora você viu o grande “leque” de informações que existem quando falamos sobre o assunto vendas.

Aprimore-se na maioria dos tópicos que levantei nesse artigo e tenha uma garantia de que você será um vendedor melhor.

Teste agora na prática!

Veja como é simples usar o Ziptime testando gratuitamente por 15 dias.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.