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As 8 melhores técnicas de negociação

Conhecer as melhores técnicas de negociação é essencial não apenas para o vendedor, como também para todo empreendedor.

Isso porque elas fazem parte do dia-a-dia de uma empresa, já que fazem total diferença no momento de conseguir fechar um novo negócio.

Negociar não é apenas finalizar e assinar um contrato, é também conseguir chegar a um consenso entre vendedor e comprador, buscando o melhor para todos os lados – o famoso “ganha-ganha”.

Mesmo se tratando de algo muito importante para a existência das empresas, é comum que alguns empreendedores ainda apresentem dúvidas no momento de realizar uma negociação.

Por isso, decidimos criar esse conteúdo para te mostrar quais são as melhores maneiras de conseguir fechar um negócio de forma eficiente.

O que são técnicas de negociação?

As técnicas de negociação são padrões usados no comportamento das pessoas de maneira que elas consigam alcançar o objetivo desejado – concretizar uma venda.

Apesar de ser uma coisa que parece ser complicado de entender, é muito mais simples do que você imagina.

A negociação é um processo que permite que uma pessoa ou empresa consiga criar um relacionamento de confiança e satisfação com os clientes para atingir os resultados que a empresa (e o cliente) procura.

Esse fator também é muito importante no momento de resolver certos conflitos, já que ele também é usado para fazer com que as duas partes entrem em um consenso.

No entanto, é preciso ter em mente que existem diversas formas de fazer este tipo de abordagem, das quais irão variar de acordo com a sua necessidade e com a situação.

Qual a função das técnicas de negociação?

Uma negociação pode apresentar diversos desfechos e a suas técnicas servem para que você tenha maiores chances de concretizar suas vendas, trazendo maior satisfação com o resultado final.

Um bom negociador não é aquele que se aproveita da falta de conhecimento das outras pessoas, e sim aquele que ajuda o outro indivíduo a entender quais as formas de entrar em um acordo para atingir o objetivo esperado de ambas as partes.

As técnicas de negociação são usadas para ensinar como dar mais ênfase a determinados aspectos, sem precisar omitir qualquer tipo de informação importante.

Vale reforçar a importância de sempre trabalhar com ética. O vendedor deve focar em ajudar o cliente a resolver o problema/dor que ele enfrenta, tendo a certeza de que o seu produto/serviço irá resolver e tornar o cliente satisfeito e feliz. Busque a relação “ganha-ganha”.

8 tipos de técnicas de negociação

Como foi dito anteriormente, existem diversas formas de fazer uma negociação.

A seguir, iremos te apresentar 8 tipos de técnicas que podem ser usadas nesse momento.

1- Trabalhe a empatia

Durante uma negociação, é indispensável que você pense que não é apenas a sua opinião que deve prevalecer.

Isso porque, quando se trata de algo que deve ser aceito por todos os lados, é preciso que todas as pessoas envolvidas sejam ouvidas.

Portanto, é necessário que você trabalhe o senso de empatia, para que assim você esteja aberto a ouvir tudo o que os outros indivíduos têm a dizer sobre o assunto.

2- Faça uma boa abordagem

A abordagem é um fator essencial no momento de realizar uma negociação.

Ela se faz necessária pela forma como você irá administrar a situação de acordo com o perfil das pessoas que participam desta conversa com você.

Se for possível, faça um estudo do prospecto do qual você deverá fazer contato, para que assim você possa se preparar para o momento de realizar a sua abordagem.

3- Abra espaço para desistência

Quando fazemos uma negociação, precisamos saber o momento certo de parar de insistir no fechamento do negócio.

Isso porque, como comentamos anteriormente, a necessidade e a opinião das outras pessoas também devem ser consideradas.

Portanto, se o seu cliente demonstrou certa relutância no momento de fechar o acordo, dê espaço para que ele possa desistir.

Com isso, você estará mostrando que sua empresa realmente se importa com a necessidade dele, independente de qual seja o seu resultado.

4- Seja amigável

Quando uma negociação está em andamento, a pessoa que está em busca do acordo precisa mostrar-se amigável.

Isso fará com que a outra parte se sinta mais confortável em fechar um negócio com você.

No entanto, é preciso ter em mente o objetivo final desta negociação, para que o foco não seja perdido no meio do caminho.

5- Use gatilhos mentais

Outra técnica de negociação que vale muito a pena investir é o uso de gatilhos mentais.

Eles são usados para induzir o cliente a desenvolver certa necessidade daquele produto que está sendo oferecido.

Quando usados corretamente, a outra pessoa que faz parte da negociação se sente mais atraída para fechar um negócio.

6- Prepare-se para as objeções

Quando você está em uma negociação, é extremamente comum que existam objeções.

Muitas pessoas irão apresentar pontos que sejam mais favoráveis para elas, e você precisa estar preparado para contornar qualquer tipo de situação que venha a surgir.

Com isso, você mostra que entendeu sobre o assunto que está apresentando e ainda consegue convencer a pessoa a desistir daquilo que a está afastando do acordo final.

7- Crie um senso de urgência

Conforme a negociação for se prolongando, o vendedor pode passar a usar uma técnica que se chama senso de urgência.

Basicamente, trata-se de uma forma de estimular a necessidade que aquela pessoa tem sobre determinada ideia ou produto.

Você irá despertar neste indivíduo a afirmação de que o que está sendo oferecido será capaz de suprir a suas necessidades.

8- Deixe o processo mais fácil

O vendedor é a pessoa responsável por fazer a mediação entre a empresa e o consumidor.

Portanto, a sua principal função é apresentar as melhores condições para que o negócio seja de fato fechado.

Para isso, é interessante fazer com que o processo seja simples e fácil, para que não exista nenhum tipo de objeção ou ponto de atrito no meio da negociação.

Quando a venda precisa passar por etapas mais extensas, as pessoas tendem a desistir de finalizar a compra.

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O Ziptime é uma empresa que oferece serviços de CRM para outros negócios que estão em busca de automatizar os seus processos.

Com ele, é possível entender quais são as maiores necessidades que os seus consumidores apresentam e, a partir disso, criar estratégias para usar as melhores técnicas de negociação para apresentar resultados vantajosos para a empresa.

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