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O que são leads quentes e frios e como identificá-los?

Os leads quentes e frios são pessoas que possivelmente demonstrariam mais ou menos interesse em comprar algo da sua empresa.

No entanto, eles se diferem de acordo com a suas atitudes perante o seu negócio e as abordagens feitas.

A partir disso, é importante saber como definir cada um deles para que você consiga utilizar o seu tempo apenas com os candidatos mais fortes a serem seus clientes.

Por se tratar de um assunto que não recebe tanta importância por parte dos empreendedores, decidimos criar um conteúdo para que você entenda o que é o lead quente e o lead frio, e as maneiras como identificá-los.

O que é um lead?

Um lead nada mais é do que um cliente em potencial, ou seja, uma pessoa que demonstra certo interesse pela sua marca ou que realizou alguma ação que levasse a isso.

Dentre essas ações, podemos citar a assinatura de newsletter, uma solicitação de aviso para reposição de algum produto, o contato direto com a marca para tirar alguma dúvida ou o ato de colocar alguns itens no seu carrinho (por mais que a compra não seja concluída).

Todas essas atitudes acabam marcando aquela pessoa como um potencial consumidor para a empresa.

O que são os leads quentes?

Os leads quentes são aquelas pessoas que se mantêm ativos e demonstram mais interesse em realizar uma compra com a empresa. São os que apresentam maior chance de serem convertidos em clientes.

Você pode determinar um lead quente por algumas características. Conheça algumas delas:

Acessa o seu site diariamente

Usando algumas ferramentas a empresa consegue ter acesso a todas as pessoas que entram no seu site todos os dias.

Com isso, ela pode ter uma ideia de quem são aqueles que acompanham todas as novidades.

Todas as vezes que um potencial cliente acessa sua plataforma, ele mostra que existe algum interesse em obter o seus produtos ou serviços.

Isso dá à empresa uma brecha para criar uma estratégia que traga aquela pessoa para a finalização da compra.

Produto adicionando no carrinho

O carrinho de compras de um site é onde as pessoas colocam os produtos que elas têm interesse de comprar um dia ou em algum momento.

Portanto, quando uma pessoa realiza esse tipo de ação, é possível ver que existe uma vontade de adquirir aquele produto em questão.

Muitas pessoas colocam alguns produtos no carrinho mas acabam não finalizando a sua compra por alguma razão, no entanto, elas continuam sendo consumidores em potencial e que merecem receber mais atenção da empresa.

Boleto gerado

A maioria dos sites oferecem boleto como uma opção de pagamento, e para que a compra seja finalizada o cliente precisa fazer a sua emissão.

No entanto, existem alguns casos em que o cliente gera esse documento mas não o paga dentro do prazo estabelecido pela empresa.

Isso também é um sinal de alerta para que a companhia invista em estratégias para conseguir que aquela pessoa conclua sua compra.

O que são os leads frios?

Já os leads frios são aqueles que não se mostram tão ativos e nem tem interesse no produto ou serviço da empresa.

Veja a seguir algumas características que essas pessoas apresentam:

Assinou a newsletter e sumiu

É muito comum que uma pessoa assine uma newsletter assim que ela conhece a marca para que ela possa conhecer tudo o que a empresa pode oferecer.

No entanto, existem alguns casos em que o interesse vai diminuindo e esse lead simplesmente desaparece.

Fez contato com a empresa mas não deu retorno

Existem alguns casos em que as pessoas preferem entrar em contato com a empresa para tirar alguma dúvida ou pedir algum tipo de informação.

Quando esse lead faz essa comunicação é comum que a equipe da empresa anote alguns dados desse indivíduo para que ela saiba se o contato foi retomado mais adiante.

Todas as pessoas que fazem esse tipo de atividade e não retornaram, acabam se tornando leads frios.

O pagamento cancelado ou não realizado

Existem alguns casos que as pessoas chegam até a etapa final de uma compra, mas por algum motivo elas cancelam ou não realizam o pagamento.

Se após algum tempo elas não retornarem para finalizar o seu carrinho de compras elas também passam a ser consideradas leads frios.

Como tornar leads frios em leads quentes?

Agora que você já sabe o que é um lead frio e quente, vamos te mostrar algumas dicas essenciais para aquecer aqueles leads que estão distantes da sua marca.

Apresente ofertas exclusivas

As pessoas que estão em busca de um determinado produto ou serviço e que recebem uma boa oferta, sempre tendem a escolher a empresa que ofereceu a promoção.

Então, uma forma de fazer com que os seus leads frios se tornem quentes, é criando estratégias para chamar a atenção deles e uma das mais efetivas é usar as ofertas ao seu favor.

Faça contato com o lead

Outra maneira de converter um lead desinteressado é fazendo o contato direto com ele, seja por telefone, e-mail ou WhatsApp, para que ele se lembre que já demonstrou algum interesse pela companhia, e demonstrando que você está disponível para ajudá-lo.

É muito comum que em algum momento que ele interagiu com a marca, que ele tenha deixado algum contato para a empresa.

Use essa ferramenta para chegar até ele.

Nutra o seu lead

Nutrir um lead quer dizer investir o seu tempo nele. Ou seja, apresente a ele motivos para que ele volte a se interessar pela sua marca.

Crie propagandas e conteúdos educativos que possam ser encaminhados para ele, demonstrando que ele ainda pode comprar o produto ou serviço que ele estava interessado.

Aqui vale o envio de newsletter, posts nas redes sociais, artigos e materiais relevantes para o seu público alvo, e até mesmo a realização de eventos, seja online ou presencial. Tudo vai depender do seu ramo de atuação e público alvo.

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