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Como se destacar como vendedor B2B?

Um vendedor B2B é especialista em vendas entre empresas e o processo usado neste tipo de negociação é totalmente diferente de quando o consumidor final é físico.

Isso porque o profissional precisa trabalhar em cima de um perfil de público alvo que tem um conhecimento mais amplo do que está buscando e está disposto a fechar contratos mais extensos e valorosos.

A partir disso, todas as estratégias criadas neste tipo de negócio precisam ser bem pensadas para atrair uma nova compra.

Sabendo disso, é possível ter em mente que esse tipo de mercado é bastante competitivo e, para se destacar dentre todos os concorrentes, é preciso tomar certas atitudes que farão toda a diferença para os seus resultados em relação à concorrência.

Se você ainda apresenta certas dúvidas sobre esse tipo de negociação, não se preocupe. Preparamos um conteúdo completo para que você possa tirar todas as suas questões para aprender a se destacar como vendedor B2B no seu segmento.

O que é venda B2B?

Para saber como se destacar neste mercado, o primeiro passo é entender o que é o B2B.

De forma mais simplificada, esse tipo de negociação é as vendas realizadas entre empresas. Uma que fornece o serviço e/ou produto e outra que faz a compra.

Com isso, é preciso ter em mente que estamos falando de um profissional que trabalha apenas com estratégias focadas em vendas para companhias.

Ou seja, é um tipo de estratégia completamente diferente de quando falamos dos serviços focados em pessoas físicas.

Quais as vantagens de realizar vendas B2B?

Uma das grandes dúvidas dos empreendedores no momento de investir nas vendas do B2B é sobre os benefícios que esse tipo de negociação pode oferecer para o seu negócio.

O ticket médio é maior

Quando uma empresa investe nas vendas B2B, ela tem mais chances de obter um ticket médio maior.

Isso porque os contratos criados para esse público são maiores e mais lucrativos do que no caso das saídas feitas para pessoas físicas.

Além disso, a empresa que oferece as soluções cria propostas mais pontuais, fazendo com que um valor mais alto seja agregado na mesma.

Relacionamentos mais duradouros

As relações criadas durante as vendas B2B acabam sendo mais profundas do que nas versões para pessoas físicas.

Os negócios interessados em comprar os serviços e produtos oferecidos fazem uma análise mais profunda de toda a negociação, para ter certeza de que está fazendo uma boa compra.

Com isso, o vendedor precisa se empenhar mais nas suas propostas, para que assim consiga cativar o seu cliente.

No entanto, isso só é possível após uma análise mais detalhada do perfil do consumidor, o que faz com que o profissional tenha uma relação mais próxima da empresa que ele fará a venda e, na maioria dos casos, um relacionamento duradouro é estabelecido.

Maior demanda

Geralmente, as empresas realizam compras maiores e com uma quantidade muito maior, para que assim possa revender para o seu consumidor final.

Com isso, o negócio que realiza as vendas B2B acaba tendo uma demanda grande para atender.

Etapas do B2B

O B2B pode ser realizado a partir de etapas, para que assim você possa ter a certeza de que aquele lead em questão poderá te trazer resultados.

Análise

Antes de dar início à venda do seu produto e serviço, é preciso fazer uma análise detalhada do mercado que atende e também do seu público alvo.

Com isso, você terá mais noção de quais pontos podem ser trabalhados e quais precisam de mais atenção no momento de capturar leads.

Qualifique

Nesta etapa você deverá qualificar todos os leads que foram capturados na fase anterior.

Dessa maneira você poderá contar com uma carta de clientes que esteja de acordo com as perspectivas da empresa.

Diagnóstico

Por fim, você deverá fazer o diagnóstico de todos os processos que irão fazer parte das suas vendas B2B.

A sua empresa será responsável por elaborar e gerenciar um estudo que avaliará todas as etapas necessárias para fechar a sua negociação.

Dicas para se destacar no B2B

O grande desafio no mercado do B2B é conseguir se destacar dentre todos os seus concorrentes e, assim, aumentar a sua base de clientes.

Para isso, você pode contar com algumas dicas que farão total diferença nas suas negociações.

Conheça algumas delas:

Faça a prospecção dos seus clientes

A prospecção de clientes é um processo que não pode ser deixado de lado no momento de conquistar novos leads.

Evitar de pular alguma etapa também é essencial para obter bons resultados de vendas e ainda garantir um relacionamento mais duradouro com os seus consumidores.

Aprenda sobre o seu público alvo

O conhecimento é a chave para conquistar ainda mais empresas no momento de realizar vendas B2B.

Portanto, sempre estude o perfil do seu público alvo para que assim você se mantenha mais próximo dele.

A partir disso, os seus vendedores também saberão quais são as preferências e dores dos seus possíveis consumidores, construindo estratégias mais assertivas para essas pessoas.

Esteja presente nas redes sociais

Hoje em dia, as redes sociais são uma das ferramentas mais poderosas no momento de conseguir realizar novas vendas. Para negócios e prospecção, o LinkedIn é a melhor!

A presença neste tipo de espaço faz com que a sua empresa conquiste uma visibilidade mais alta e, consequentemente, adquirindo novas negociações que não seriam possíveis apenas com as estratégias de marketing comuns.

A prática leva a perfeição

Assim como em qualquer área da vida, praticar nas vendas do B2B é o caminho para que a sua empresa consiga se destacar no mercado de trabalho.

Treine a sua equipe para possíveis situações, para que assim ela esteja sempre pronta para atender as demandas que surgirão com o tempo.

Conte com o CRM do Ziptime

Como andam as suas vendas B2B?

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