Ziptime

Funil de vendas: o que é e como aplicá-lo na sua empresa?

O funil de vendas é uma estratégia muito utilizada hoje em dia pelas empresas de pequeno, médio e grande porte.

Esse tipo de ferramenta vem ganhando força no mercado de trabalho, e o motivo para isso é o fato de que ela é capaz de trazer inúmeros benefícios para o negócio.

A técnica é voltada para os empreendedores que estão em busca de conhecer o seus consumidores de uma forma mais ampla e, com isso, conseguirem criar estratégias mais assertivas para chegar até o seu público alvo.

Os Clientes estão cada vez mais exigentes com as empresas e com as marcas, e por conta disso, eles passam a procurar os produtos e serviços que estejam de acordo com o seu perfil e preferências.

Companhias que levam o relacionamento com seus consumidores mais a sério, são aquelas que conquistam um número maior de pessoas. Com funil de vendas esse tipo de atitude pode ser facilmente adotada.

Apesar de ser uma estratégia muito bem-vinda no mundo corporativo, muitos empreendedores, principalmente os que estão começando seu primeiro negócio, ainda apresentam muitas dúvidas sobre o assunto.

Por conta disso, preparamos um conteúdo completo para que você possa entender o que é o funil de vendas e como ele pode ser aplicado na sua empresa de maneira eficiente.

O que é o funil de vendas?

O funil de vendas é um tipo de método usado para acompanhar o cliente em todas as etapas envolvidas em uma compra.

Esse tipo de relacionamento surge no primeiro contato do consumidor com a empresa (ou na coleta de alguns dados – os leads), e segue até o pós-venda.

Para conseguir imaginar como funciona, pense em um funil, conforme as etapas vão passando o espaço vai se estreitando, ou seja, mais os laços entre a companhia e o consumidor se tornam mais próximos.

Conforme vão chegando até o fim, mais decidido os clientes estão de realizar a compra.

A cada passo que é dado o funil vai se estreitando e com isso o relacionamento entre a empresa e o consumidor também se fortalece.

Durante o processo, o negócio trabalha a prospecção de clientes, a sua apresentação, a qualificação, a negociação da compra, o fechamento e o pós-venda.

Etapas do funil de vendas

O funil de vendas conta com três etapas: o topo, o meio e o fundo. Cada uma delas deve ser trabalhada de uma forma diferente para trazer resultados positivos para empresa.

Para que você entenda como usar cada uma dessas etapas, é essencial entender como elas funcionam. A seguir iremos te mostrar um pouco mais sobre elas:

1. Topo

Para que o seu funil de vendas seja eficiente, é preciso fazer um estudo prévio sobre o público alvo da sua empresa.

Então, na primeira etapa do seu funil, você deve buscar clientes que sejam baseados no perfil que já foi estudado anteriormente.

Nesta etapa, o principal objetivo não é vender, mas sim conhecer seu potencial consumidor e alimentar seu funil de vendas com leads.

2. Meio

Conforme o processo de venda ocorre, o espaço do funil vai diminuindo. Isso ocorre porque os clientes apresentam uma vontade maior de realizar a compra e no contrário, os que não estão interessados desistem neste momento.

O visitante que chega até esse ponto, provavelmente deseja muito comprar o seu produto ou serviço.

Essa pessoa reconhece quais são as suas necessidades e entende que o que é oferecido pela empresa pode trazer soluções para suas dores.

O nível central do funil é quando o consumidor deseja realizar a compra mas ainda apresenta algumas dúvidas em relação a ela.

Neste momento, a companhia deve apresentar os motivos pelos quais o cliente deveria optar pelo seu produto ou serviço.

Em resumo, é aqui que ocorre a maior parte do processo de qualificação, em que a empresa investiga as expectativas, necessidades e desejos dos clientes. Aqueles que estão mais alinhados à proposta de valor que a empresa oferece em seus produtos/serviços costumam seguir para o fundo do funil.

3. Fundo

Após uma detalhada pesquisa sobre preços e condições das empresas que oferecem o mesmo serviço ou produto, o cliente toma a decisão de escolher qual delas ele vai fechar o negócio.

Se a compra for concretizada, isso quer dizer que o consumidor chegou até o fundo do seu funil.

Para que isso ocorra, é muito importante que a empresa deixe tudo muito claro como: o prazo de entrega, os meios de pagamentos, as garantias em todos os itens que estão inclusos nessa venda.

Qual a importância do funil de vendas?

A melhor maneira de conquistar mais vendas em um negócio é conseguir captar mais clientes. E, usando o funil de vendas, o negócio tem mais chances de conquistar um número maior de consumidores.

No entanto, existem muitos outros benefícios que mostram a importância de contar com o funil de vendas da sua empresa.

1. As vendas se tornam previsíveis

Quando a companhia passa a observar o comportamento dos seus clientes em cada uma das etapas do funil, ela consegue identificar os principais padrões que o seu público alvo apresenta.

Isso permite que você passe a prever com mais precisão se vai ou não conseguir aquela venda.

Além disso ajudar no planejamento de vendas da empresa, também mostra quais são as ações necessárias para alcançar o objetivo principal do negócio.

2. O ciclo de vendas se torna mais rápido

Usando o funil de vendas, a sua equipe possui uma visão mais ampla de como o cliente se comporta em cada uma das etapas de compra.

Dessa forma, os colaboradores entendem o tempo que uma pessoa leva para se tornar um consumidor, de fato. Os vendedores passam a entender qual abordagem e discurso seguir em cada etapa, que garantem mais assertividade nas vendas.

Isso pode ajudar os vendedores a criar estratégias personalizadas para o seu público e refinar quais são as suas melhores chances de garantir uma compra.

3. Visão clara de todo o processo de vendas

Como foi comentado anteriormente, o funil de vendas apresenta diferentes etapas e com isso você passa a ter uma visão completa de onde o seus clientes passaram ou vão passar.

A partir disso, você também tem uma ideia mais clara do momento em que as pessoas param e desistem da compra, para buscar uma solução rápida para corrigir esse problema.

Conte com o CRM do Ziptime

Você está em busca de uma ferramenta que te auxilie no momento de implementar o seu funil de vendas? ​​Tenha o controle dos seus prospectos e equipe de vendas com o Ziptime.

A nossa empresa oferece serviços de CRM para negócios de todos os tamanhos.

Experimente totalmente grátis o nosso software por 15 dias e conheça os nossos serviços.

Teste agora na prática!

Veja como é simples usar o Ziptime testando gratuitamente por 15 dias.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp