Uma empresa que sempre mantém os dados dos seus clientes organizados, está um passo à frente daquelas que não têm esse tipo de cuidado.
Isso porque, contar com essas informações sempre em ordem, traz inúmeros benefícios para a empresa, principalmente no momento de realizar novas estratégias.
O CRM vem sendo muito utilizado para este tipo de finalidade, já que é uma das inúmeras funcionalidades que essa ferramenta apresenta.
No entanto, é muito comum que algumas pessoas apresentem dúvidas sobre este tipo de sistema no momento de organizar os dados dos seus clientes.
Então, neste conteúdo, iremos mostrar como o CRM pode te ajudar na hora de realizar esse processo.
CRM: o que é e como funciona?
CRM é a sigla para Customer Relationship Management, ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, em tradução.
Este software é usado para fazer com que o relacionamento entre o negócio e os seus clientes seja ainda mais eficiente.
Com essa ferramenta, você poderá fazer o monitoramento de toda a jornada de um possível consumidor, para que assim aumente as chances do vendedor converter este prospecto em uma nova venda.
O CRM também auxilia as empresas em manter os dados dos prospectos e clientes sempre organizados.
De maneira resumida, trata-se de uma base de dados da qual conta com todas as informações essenciais para fazer uma boa avaliação de todos os clientes da sua empresa, gerando mais resultados e auxiliando no momento de criar estratégias mais efetivas.
No entanto, o CRM não auxilia apenas no relacionamento com o cliente, isso porque ele também pode ser utilizado para otimizar a sua rotina de trabalho, centralizando informações e trazendo mais produtividade para a empresa.
Esse tipo de ferramenta opera utilizando uma tecnologia de nuvem, o que traz mais flexibilidade para que todo o negócio tenha um fácil acesso, independente do momento ou local.
Esse sistema também funciona como um mecanismo de segmentação do público alvo que a empresa deseja alcançar.
A partir disso, o negócio conseguirá ter uma prospecção muito mais elevada, e mais oportunidades de fechar uma venda, pois é possível criar estratégias que sejam focadas no perfil dos seus consumidores.
Após realizar todos os processos anteriores, o CRM também irá organizar e segmentar todas as informações que foram coletadas, para que assim a empresa tenha uma visão mais ampla e clara dos seus clientes.
Benefícios de manter os dados dos seus clientes organizados
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, manter os dados dos clientes da empresa sempre organizados oferece inúmeros benefícios para o negócio que vai além da ordem.
Veja a seguir algumas das vantagens de realizar este tipo de processo na sua empresa:
1. Todas as informações ficam centralizadas
Quando o CRM entra em ação, ele coleta algumas das informações mais importantes de cada um dos prospects.
Com isso, a base de dados da empresa passa a ter inúmeros dados que, se não forem bem organizados, irão facilmente se perder no meio de tantos nomes, telefone e e-mails.
Então, uma das maiores vantagens de fazer a organização desses elementos é que eles estarão sempre centralizados.
2. Mais precisão no follow-up
Quantas vezes um dos seus vendedores acabou perdendo uma venda porque ele não sabia quais eram os clientes que precisavam ser contatados e quais deveriam ter o contato retomado?
Isso ocorre pela falta de organização dos dados, já que a sua equipe não consegue conectar as principais informações com aquele lead específico.
Realizando o processo de manter todos os dados em ordem, você e os seus vendedores sempre saberão qual o status de cada um dos clientes e saberão a hora exata de entrar em contato para fechar uma nova venda.
3. Ter um histórico do relacionamento com o cliente
O relacionamento com o cliente é essencial para que a empresa tenha uma boa base de consumidores fiéis.
No entanto, se os dados não estão organizados, isso pode acabar sendo prejudicado.
Portanto, para que a empresa tenha acesso a todo o histórico de relacionamento com essas pessoas, é preciso que todas as suas informações estejam centralizadas em um banco de dados.
Isso também se aplica aos prospectos, uma vez que os vendedores podem registrar o histórico de tudo o que já foi falado com a pessoa. Assim, quando o vendedor for fazer o contato de follow-up, saberá dar continuidade no atendimento sem ser repetitivo e sem perder a linha de raciocínio construída até o momento.
4. Facilidade para gerenciar a equipe
Todos os empreendedores entendem a dificuldade que é gerenciar todas as pessoas das suas equipes.
E essa tarefa se torna ainda mais difícil quando todos os dados da empresa não estão segmentados e organizados.
Fazendo este processo, será muito mais prático para os gestores conseguirem fazer o gerenciamento dos seus times.
5. Cumprimento da LGPD
Perante a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, é de total responsabilidade da empresa fazer o tratamento adequado de todos os dados coletados das pessoas, cuidando para que sejam registrados e compartilhados somente às pessoas necessárias da sua organização.
Com um CRM, a empresa passa a ter maior controle dos dados e segurança (não só dos dados, mas também juridicamente perante a eventuais processos e notificações).
Como implementar um CRM na sua empresa para organizar os dados dos seus clientes?
Como foi dito anteriormente, o CRM é um sistema capaz de auxiliar no momento de manter os dados dos seus clientes sempre organizados.
Veja a seguir como fazer a implementação deste tipo de serviço na sua empresa:
1. Entenda quais os desafios do seu negócio
Antes de implementar o CRM na sua companhia, você deve entender quais os desafios que ela vem enfrentando.
Neste caso, você deve considerar que o principal foco da ferramenta será auxiliar na organização de informações coletadas dos leads.
A partir disso, você poderá compreender como a ferramenta poderá auxiliar as suas atividades.
2. Faça um planejamento com sua equipe
Implementar um software novo em um ambiente de trabalho pode acabar trazendo certas mudanças que nem todos os colaboradores estão preparados para receber.
Com o CRM, muitos dos funcionários poderão otimizar o seu tempo para focar em outras atividades do dia a dia e, por conta disso, é essencial manter todos atualizados antes dessa nova fase começar e mostrar os benefícios dessa nova ferramenta.
3. Faça a implementação
Agora que você já preparou o terreno para receber a nova ferramenta, chega o momento de implementá-la e garantir que o seu funcionamento operacional seja bem feito.
Dar treinamento sobre como utilizar o CRM, seus fluxos e postura de trabalho das equipes será fundamental para atingir os resultados esperados.
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