As vendas cruzadas são técnicas utilizadas por empresas que desejam se destacar no mercado, superar os seus concorrentes e ainda garantir mais lucro todos os meses.
Para isso, é preciso que o negócio utilize diversas ferramentas, das quais precisam estar de acordo com os objetivos da sua marca.
Esse tipo de estratégia tem sido cada vez mais utilizada por empresas de todos os tamanhos e apresentam resultados bastante satisfatórios para o negócio.
No entanto, existem muitos empreendedores, principalmente aqueles que estão iniciando sua jornada no mundo dos negócios, que ainda não conhecem esse tipo de técnica ou que não sabem como colocá-la em prática.
Então, preparamos um conteúdo completo para que todas essas pessoas possam esclarecer as suas dúvidas sobre esse assunto.
O que é venda cruzada?
A venda cruzada, também conhecida como venda casada, é uma técnica usada para fazer com que a experiência do cliente se torne ainda mais completa e seja realizada de uma forma totalmente personalizada para ele.
Com ela, a empresa convence os seus clientes a adquirir mais produtos da marca e, consequentemente, aumentando o valor final da sua compra.
É possível notar grandes companhias de e-commerce utilizando esse tipo de estratégia mostrando na mesma página do item escolhido o espaço “clientes que compram esse produto também gostaram” ou “clientes que compraram esse produto também visualizaram”.
Isso faz com que as pessoas se sintam inclinadas em obter mais itens apenas pelo fato deles serem úteis quando usados com aquele que elas de fato estão procurando ou que tenham algum tipo de ligação com o seu interesse inicial.
Quais são as vantagens de usar as vendas cruzadas?
As vendas cruzadas podem oferecer inúmeros benefícios para uma empresa que as utilizam.
Veja algumas delas a seguir:
Mais vendas e giro de mercadorias
Uma das maiores vantagens de adotar a técnica de venda cruzada na sua empresa é o aumento das compras realizadas pelos clientes.
Mesmo que o consumidor esteja disposto a entrar no seu site e gastar apenas R$100, com a abordagem correta, ele pode adquirir mais produtos, somando o dobro e até o triplo de valor que ele pretendia usar no momento.
É uma boa oportunidade para dar visibilidade a algum produto que tem tido pouca saída e que está com alto estoque, e assim recuperar parte do valor investido na produção.
Traz mais satisfação para os clientes
Quando a empresa demonstra certo tipo de preocupação com seus clientes, eles se sentem mais satisfeitos no momento da compra.
Isso faz com que o relacionamento entre o negócio e o consumidor cresça e se torne ainda mais forte, o que traz resultados positivos para a empresa, pois as pessoas tendem a voltar a fazer negócio com as marcas das quais eles têm uma relação mais próxima.
Além disso, clientes satisfeitos indicam as empresas para seus conhecidos, aumentando as chances de novas conversões de vendas.
Visibilidade para os produtos
Criando uma sessão de itens complementares, a empresa apresenta aos seus clientes uma quantidade maior de produtos, que, muitas vezes, as pessoas nem pensam em procurar no site.
Isso fará com que os seus consumidores tenham acesso a novas opções de mercadorias, fazendo com que eles possuam uma visibilidade muito maior e, consequentemente, aumentem as suas vendas.
Reduz os custos de aquisição de clientes (CAC)
O custo de aquisição de clientes é um tipo de medida usada para atrair um número maior de pessoas para o seu negócio.
No entanto, para isso, é preciso que haja um investimento e, com as vendas cruzadas, esse gasto pode ser reduzido em uma porcentagem bastante agradável para a empresa.
O motivo para isso ocorrer é o fato de que o ticket médio da empresa aumenta, pois cada um dos consumidores gasta ainda mais em suas compras na loja da marca.
Isso faz com que as suas conversões aumentem e os gastos com o CAC sejam menores.
Qual a diferença entre venda cruzada e upsell?
É muito comum que algumas pessoas confundam as vendas cruzadas com o upsell, no entanto, ambas as técnicas possuem diferenças.
Durante o texto falamos sobre a venda cruzada e como ela funcionava, agora, vamos mostrar mais sobre o upsell.
Ele nada mais é do que uma técnica usada para convencer os seus consumidores a comprarem um produto mais caro do que eles estavam pretendendo.
Exemplo de upsell: uma pessoa que vai comprar um carro, e a concessionária consegue vender vários itens opcionais (câmbio automático, central multimídia, ar condicionado, etc.), de modo que o cliente iria levar um veículo básico, e saiu com um carro mais completo.
4 técnicas da venda cruzada
Agora que você já sabe o que é uma venda cruzada e como colocá-la em prática, chega o momento de conhecer algumas técnicas para realizar esse processo.
Veja a seguir as principais delas:
1- Segmentar clientes
Conhecer as preferências do seu público alvo é essencial para que você consiga segmentar novos clientes para o seu negócio. E com as vendas cruzadas isso também é possível.
Isso porque com essa métrica você poderá personalizar a experiência do consumidor e, dessa maneira, conquistar um grupo de pessoas com interesses que coincidem com aqueles apresentados pela empresa.
2- Criar um mapa da jornada de compra
Fazer um mapa da jornada de compra é essencial para que você consiga oferecer as melhores recomendações para os seus clientes.
A partir deste tipo de informação você terá uma ideia mais clara de quais produtos são mais interessantes para as pessoas que compram com a sua marca.
3- Apresentar produtos adicionais
A probabilidade de os consumidores comprarem itens que sejam apresentados na página que eles estão, do que outras coisas que ele precise buscar no site.
No entanto, o ideal é não manter um padrão de produtos e sim ir diversificando, mas sempre mantendo o foco naquilo que o cliente procura.
4- Descontos limitados
Uma das técnicas que podem ser utilizadas nas vendas cruzadas é a liberação de descontos limitados.
Com isso, você irá estimular os seus clientes a comprar certo número de vezes, até que consigam receber um desconto exclusivo para quem é fidelizado da marca.
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