Está buscando uma forma de criar maior conexão com seus potenciais clientes e aumentar suas vendas? O rapport pode te ajudar nisso. Saiba mais:
Entenda o que é rapport, como usar para alavancar suas vendas e atrair clientes de forma confiável.
Além disso, aprenda 7 técnicas simples e eficazes para criar esse vínculo com seus clientes e prospectos. Veja:
Você já ouviu falar em Rapport?
O Rapport é uma técnica usada para estabelecer relação entre vendedores e clientes.
De modo que essa relação mais estreita consegue aumentar as chances de sucesso nas suas vendas.
Primeiramente, é bom você se familiarizar com o termo, que em português pode ser traduzido como algo associado a relacionamento próximo entre pessoas ou grupo.
De forma que essa relação mais estreita, permite gerar sentimentos de empatia, sintonia e uma comunicação melhor.
E você bem sabe que essas qualidades aumentam muito o potencial de vendas, não é?!
Pois gera confiança e credibilidade entre quem vende e quem adquire.
Essa técnica é muito utilizado em várias áreas, e agora, principalmente na área de vendas.
Em geral, as pessoas se sentem muito mais á vontade em fazer negócio com vendedores de que gostam e que demonstram confiança.
Portanto, estabelecer esse tipo de vínculo por meio do rapport pode ser o segredo para aumentar suas vendas.
Como criar o Rapport
Depois de conhecer a técnica, tenho certeza que você ficou curioso para saber como criar seu rapport e como usar nas suas vendas.
Por isso, vou te explicar como fazer isso de uma forma bem fácil de entender e em seguida, te mostrar algumas técnicas de como aplicar na prática.
Bom, primeiramente, é importante manter um contato com o lead, mantendo ele por dentro de todo o processo, desde o inicio até o pós-venda.
É bom se atentar também sobre quais são os clientes em potencial, para ter maiores sucessos não só na aplicação.
Mas também com quem deve aplicar a técnica ou não.
Agora, vamos às dicas?
7 Técnicas de Rapport
Sigas as 7 técnicas abaixo e te garanto que seu rapport será um sucesso.
1- Investigue as interações do potencial cliente com os materiais que você manda
É muito bom que você saiba como ele está interagindo com sua estratégia de marketing, por meio dos conteúdos que você manda.
Dessa forma, perguntando o que ele achou do que foi enviado, você fica sabendo se aquilo foi útil, para ter uma ideia do que está lidando.
2- Use a técnica do espelhamento
A técnica do espelhamento é você se comportar da mesma forma que seu lead se comporta.
Esse mecanismo, quando usado com sutileza, gera empatia e identificação com o potencial cliente.
3- Observe as redes sociais do seu lead
Para personalizar o atendimento, gerar proximidade e tudo que isso envolve, é bom conhecer seu cliente.
Nesse sentido, a investigação das redes sociais pode ser uma boa ferramenta.
Mas, use isso de forma tranquila e não seja invasivo.
4- Fique atento aos pontos de concordância entre vocês
Identificar os pontos de concordância pode gerar maior identificação entre os dois.
Assim, demonstrando os pontos em comum, sejam positivos ou negativos, pode gerar assunto e conexão.
Logo, a relação poderá se estreitar e facilitar muito o processo final do fechamento da venda.
5- Aja no momento ideal
Esteja atento a forma como você age, quando e o momento ideal para falar determinadas coisas.
Primeiramente, estabeleça empatia para depois entrar em questões mais profundas e persuasivas.
6- Faça perguntas
Essa é uma parte muito importante do processo.
Fazer perguntas te leva a conhecer melhor o lead, e assim, estreitar laços e saber mais sobre o que ele espera de tudo.
7- Esteja atento ao momento ideal para entrar em contato
Antes de iniciar o assunto pela chamada, procure saber se o lead pode te atender naquele momento.
Nessa questão, o melhor é perguntar mesmo: Você pode falar comigo nesse momento?
Assim, você não corre o risco de ser inconveniente e perder oportunidades de contato futuras.
Bônus:
Seja bem humorado e o mais leal possível
Para garantir uma melhor experiência de compra, é bom que o vendedor seja legal.
Dessa forma, o contato será menos pesado e mais tranquilo.
Então, seja leve e bem humorado e demonstre lealdade a fim de despertar a confiança do potencial cliente.
Responda as dúvidas e gere bom relacionamento com toda a equipe
O engajamento perfeito é aquele que envolve uma boa relação do vendedor com toda a equipe da empresa, não somente com o tomador de decisões.
Portanto, procurar estar atento as questões e solucionar todas as dúvidas da equipe, promove identificação e uma relação amistosa com todos.
A partir disso, sabemos que as coisas tendem a desenrolar muito mais fácil, não é?!
Benefícios de fazer Rapport
Além de gerar conexão e proximidade de forma rápida e eficaz, a técnica de rapport oferece uma série de benefícios.
O primeiro deles é o estabelecimento de confiança entre vendedor e lead.
De modo que essa confiança extrapole a esfera da comunicação verbal e atenda também a pessoal.
Outro benefício é que o rapport pode influenciar seus relacionamentos interpessoais, tanto na parte profissional quanto pessoal.
Visto que você aprende a se comunicar de forma assertiva, e isso garante novas redes de contatos e pode influir para novas vendas, consequentemente.
Além disso, você aprende as artimanhas de sugestionar e persuadir pessoas com maior facilidade, e com o tempo fará até sem perceber.
Ademais, uma técnica que é usada até por coaches de alta performance só mostra o potencial que essa artimanha possui no convencimento de pessoas.
Afinal de contas, quem não quer ser um expert na arte de conseguir o que quer, não é mesmo?
O Rapport vai além da relação de trabalho?
Pensando na relação interpessoal, podemos dizer que sim, o rapport vai além da relação profissional.
Pois quando você começa a estreitar laços e estabelecer empatia com o cliente, é normal que as coisas evoluam para algo mais pessoal.
Desse modo, quando você começa a investigar estratégias para se aproximar do cliente, percebe que há mesmo pontos de identificação.
Outra coisa pra ficar atento: não é bom que o cliente perceba que todo esse mecanismo é algo ensaiado ou mecânico.
Então, de certo modo, e dentro dos limites cabíveis, é bom que haja mesmo uma interação extraprofissional com toques de pessoalidade.
Geralmente, esses grandes executivos ou tomadores de decisão estão acostumados com pessoas agindo de forma forçada, o famoso “puxa saco”.
Portanto, pensando nesse sentido, é bom ter uma relação em que alguém os trate com mais pessoalidade e menos estrelismo.
De modo que seja educado, caloroso, autêntico e natural.
Claro, não queria ser o amigo que você não é, pois acima de tudo é bom lembrar da questão profissional.
Mas há detalhes que podem ajudar nessa aproximação natural das pessoas.
Como usar o comportamento natural no Rapport?
Convenhamos que o comportamento natural não é algo que possa ser ensinado.
Mas você pode identificar seus pontos fortes e apostar neles para criar proximidade e confiança com o cliente.
Nesse sentido, o autoconhecimento é um fator muito importante.
Desse modo, algumas pessoas podem usar da própria personalidade para aplicar os métodos.
Você pode usar do seu bom humor e de características como ser extrovertido, por exemplo.
Portanto, dependendo da sua personalidade, sua abordagem pode ser diferente, mais engraçada, sedutora ou sincera…
O importante aqui é ficar atento a como você usa isso.
Assim sendo, é bom ter um feedback de pessoas de confiança ou gestores que podem analisar como você está se saindo.
A autoanálise é um fator muito importante para você perceber os pontos onde está acertando ou errando.
De forma que identifique seus pontos fortes e fracos e saiba onde e como utilizar dependendo de cada cliente em específico.
Percebeu como essa técnica pode te ajudar na relação com os clientes e prospectos?
Então, quanto mais você associar essa ferramenta a outras técnicas de vendas, maior serão suas chances de obter melhores resultados. Se ainda ficou com dúvidas sobre o tema, veja esse vídeo sobre rapport.
Aproveite as dicas e coloque em ação as técnicas de rapport aprendidas aqui! Boas vendas!