Está buscando uma forma de criar maior conexão com seus potenciais clientes e aumentar suas vendas? O rapport pode te ajudar nisso. Saiba mais:
Entenda o que é rapport, como usar para alavancar suas vendas e atrair clientes de forma confiável.
Além disso, aprenda 7 técnicas simples e eficazes para criar esse vínculo com seus clientes e prospectos. Veja:
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O Rapport é uma técnica usada para estabelecer relação entre vendedores e clientes.
De modo que essa relação mais estreita consegue aumentar as chances de sucesso nas suas vendas.
Primeiramente, é bom você se familiarizar com o termo, que em português pode ser traduzido como algo associado a relacionamento próximo entre pessoas ou grupo.
De forma que essa relação mais estreita, permite gerar sentimentos de empatia, sintonia e uma comunicação melhor.
E você bem sabe que essas qualidades aumentam muito o potencial de vendas, não é?!
Pois gera confiança e credibilidade entre quem vende e quem adquire.
Essa técnica é muito utilizado em várias áreas, e agora, principalmente na área de vendas.
Em geral, as pessoas se sentem muito mais á vontade em fazer negócio com vendedores de que gostam e que demonstram confiança.
Portanto, estabelecer esse tipo de vínculo por meio do rapport pode ser o segredo para aumentar suas vendas.
Depois de conhecer a técnica, tenho certeza que você ficou curioso para saber como criar seu rapport e como usar nas suas vendas.
Por isso, vou te explicar como fazer isso de uma forma bem fácil de entender e em seguida, te mostrar algumas técnicas de como aplicar na prática.
Bom, primeiramente, é importante manter um contato com o lead, mantendo ele por dentro de todo o processo, desde o inicio até o pós-venda.
É bom se atentar também sobre quais são os clientes em potencial, para ter maiores sucessos não só na aplicação.
Mas também com quem deve aplicar a técnica ou não.
Agora, vamos às dicas?
Sigas as 7 técnicas abaixo e te garanto que seu rapport será um sucesso.
É muito bom que você saiba como ele está interagindo com sua estratégia de marketing, por meio dos conteúdos que você manda.
Dessa forma, perguntando o que ele achou do que foi enviado, você fica sabendo se aquilo foi útil, para ter uma ideia do que está lidando.
A técnica do espelhamento é você se comportar da mesma forma que seu lead se comporta.
Esse mecanismo, quando usado com sutileza, gera empatia e identificação com o potencial cliente.
Para personalizar o atendimento, gerar proximidade e tudo que isso envolve, é bom conhecer seu cliente.
Nesse sentido, a investigação das redes sociais pode ser uma boa ferramenta.
Mas, use isso de forma tranquila e não seja invasivo.
Identificar os pontos de concordância pode gerar maior identificação entre os dois.
Assim, demonstrando os pontos em comum, sejam positivos ou negativos, pode gerar assunto e conexão.
Logo, a relação poderá se estreitar e facilitar muito o processo final do fechamento da venda.
Esteja atento a forma como você age, quando e o momento ideal para falar determinadas coisas.
Primeiramente, estabeleça empatia para depois entrar em questões mais profundas e persuasivas.
Essa é uma parte muito importante do processo.
Fazer perguntas te leva a conhecer melhor o lead, e assim, estreitar laços e saber mais sobre o que ele espera de tudo.
Antes de iniciar o assunto pela chamada, procure saber se o lead pode te atender naquele momento.
Nessa questão, o melhor é perguntar mesmo: Você pode falar comigo nesse momento?
Assim, você não corre o risco de ser inconveniente e perder oportunidades de contato futuras.
Para garantir uma melhor experiência de compra, é bom que o vendedor seja legal.
Dessa forma, o contato será menos pesado e mais tranquilo.
Então, seja leve e bem humorado e demonstre lealdade a fim de despertar a confiança do potencial cliente.
O engajamento perfeito é aquele que envolve uma boa relação do vendedor com toda a equipe da empresa, não somente com o tomador de decisões.
Portanto, procurar estar atento as questões e solucionar todas as dúvidas da equipe, promove identificação e uma relação amistosa com todos.
A partir disso, sabemos que as coisas tendem a desenrolar muito mais fácil, não é?!
Além de gerar conexão e proximidade de forma rápida e eficaz, a técnica de rapport oferece uma série de benefícios.
O primeiro deles é o estabelecimento de confiança entre vendedor e lead.
De modo que essa confiança extrapole a esfera da comunicação verbal e atenda também a pessoal.
Outro benefício é que o rapport pode influenciar seus relacionamentos interpessoais, tanto na parte profissional quanto pessoal.
Visto que você aprende a se comunicar de forma assertiva, e isso garante novas redes de contatos e pode influir para novas vendas, consequentemente.
Além disso, você aprende as artimanhas de sugestionar e persuadir pessoas com maior facilidade, e com o tempo fará até sem perceber.
Ademais, uma técnica que é usada até por coaches de alta performance só mostra o potencial que essa artimanha possui no convencimento de pessoas.
Afinal de contas, quem não quer ser um expert na arte de conseguir o que quer, não é mesmo?
Pensando na relação interpessoal, podemos dizer que sim, o rapport vai além da relação profissional.
Pois quando você começa a estreitar laços e estabelecer empatia com o cliente, é normal que as coisas evoluam para algo mais pessoal.
Desse modo, quando você começa a investigar estratégias para se aproximar do cliente, percebe que há mesmo pontos de identificação.
Outra coisa pra ficar atento: não é bom que o cliente perceba que todo esse mecanismo é algo ensaiado ou mecânico.
Então, de certo modo, e dentro dos limites cabíveis, é bom que haja mesmo uma interação extraprofissional com toques de pessoalidade.
Geralmente, esses grandes executivos ou tomadores de decisão estão acostumados com pessoas agindo de forma forçada, o famoso “puxa saco”.
Portanto, pensando nesse sentido, é bom ter uma relação em que alguém os trate com mais pessoalidade e menos estrelismo.
De modo que seja educado, caloroso, autêntico e natural.
Claro, não queria ser o amigo que você não é, pois acima de tudo é bom lembrar da questão profissional.
Mas há detalhes que podem ajudar nessa aproximação natural das pessoas.
Convenhamos que o comportamento natural não é algo que possa ser ensinado.
Mas você pode identificar seus pontos fortes e apostar neles para criar proximidade e confiança com o cliente.
Nesse sentido, o autoconhecimento é um fator muito importante.
Desse modo, algumas pessoas podem usar da própria personalidade para aplicar os métodos.
Você pode usar do seu bom humor e de características como ser extrovertido, por exemplo.
Portanto, dependendo da sua personalidade, sua abordagem pode ser diferente, mais engraçada, sedutora ou sincera…
O importante aqui é ficar atento a como você usa isso.
Assim sendo, é bom ter um feedback de pessoas de confiança ou gestores que podem analisar como você está se saindo.
A autoanálise é um fator muito importante para você perceber os pontos onde está acertando ou errando.
De forma que identifique seus pontos fortes e fracos e saiba onde e como utilizar dependendo de cada cliente em específico.
Percebeu como essa técnica pode te ajudar na relação com os clientes e prospectos?
Então, quanto mais você associar essa ferramenta a outras técnicas de vendas, maior serão suas chances de obter melhores resultados. Se ainda ficou com dúvidas sobre o tema, veja esse vídeo sobre rapport.
Aproveite as dicas e coloque em ação as técnicas de rapport aprendidas aqui! Boas vendas!
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