O CRM é uma ferramenta que oferece inúmeros serviços para as empresas e, um deles, é o controle de todas as informações dos seus clientes.
Com ele, é possível manter em ordem todos os dados que foram coletados desde o primeiro contato da pessoa com a companhia.
Isso faz com que diversos processos seguintes sejam beneficiados, já que todos os elementos necessários para dar os próximos passos estarão sempre à mão de quem precisar deles.
Quer saber mais sobre como o CRM pode manter o controle de todas as informações dos seus clientes? Então continue nos acompanhando neste post!
O que é o CRM e para que ele serve?
O CRM é uma sigla que vem do nome ‘Customer Relationship Management’ ou, em tradução para o português, Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Como o seu próprio nome já diz, esse tipo de ferramenta é usada para manter o controle de informações que uma empresa coleta e, com isso, trazer diferentes benefícios para o seu negócio.
De forma mais resumida, trata-se de um banco de dados do qual conta com todas as informações essenciais para fazer uma boa análise de todos os clientes e possíveis prospects da sua empresa, trazendo um número maior de resultados positivos, além de auxiliar no momento de criar estratégias que sejam mais efetivas.
No entanto, o CRM não auxilia apenas no relacionamento com o seu cliente, isso porque ele também pode ser utilizado para melhorar a sua rotina de trabalho, centralizando informações, trazendo mais produtividade para a empresa e ainda aumentando as suas vendas.
Esse sistema também funciona como um mecanismo de segmentação do público alvo que a empresa deseja trabalhar.
A partir disso, o negócio conseguirá ter uma prospecção muito mais elevada de novas oportunidades de fechar uma venda, pois é possível criar estratégias que sejam focadas no perfil das pessoas que demonstram algum interesse pelo seu serviço ou então produto.
O CRM também pode organizar todas as informações que foram coletadas, para que assim a empresa tenha uma visão mais ampla e clara dos seus possíveis clientes.
Benefícios de manter o controle das informações dos seus clientes
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, manter o controle das informações dos clientes da empresa oferece inúmeros benefícios para o negócio que vai além do que se imagina.
Veja a seguir algumas das vantagens de realizar este tipo de processo na sua empresa:
1. Mantém as informações centralizadas
Quando o CRM entra em ação, ele coleta algumas das informações mais importantes de cada um dos prospects.
Com isso, a base de dados da empresa passa a ter inúmeros dados que, se não forem bem organizados, irão facilmente se perder no meio de tantos nomes, telefones e e-mails.
Então, uma das maiores vantagens de fazer a organização desses elementos é que eles estarão sempre centralizados.
Além disso, evita-se deixar os dados dos clientes apenas nas mãos do vendedor, de modo que essas informações se tornam patrimônio da empresa (e não do vendedor).
2. Follow-up feito com mais precisão
Quantas vezes um dos seus vendedores acabou perdendo uma venda porque ele não sabia quais eram os clientes que precisavam ser contatados e quais deveriam ter o contato retomado?
Isso ocorre pela falta de organização dos dados, já que a sua equipe não consegue conectar as principais informações com aquele lead específico.
Realizando o processo de manter todos os dados em ordem, você e os seus vendedores sempre saberão qual o status de cada um dos clientes e saberão a hora exata de entrar em contato para fechar uma nova venda.
3. Melhora a gestão de equipe
Todos os empreendedores entendem a dificuldade que é gerenciar todas as pessoas das suas equipes.
E essa tarefa se torna ainda mais difícil quando todos os dados da empresa não estão segmentados e organizados.
Fazendo este processo, será muito mais prático para os gestores conseguirem fazer o gerenciamento dos seus times.
4. Oferece um histórico do seu relacionamento com o cliente
O relacionamento com o cliente é essencial para que a empresa tenha uma boa base de consumidores fiéis. No entanto, se os dados não estão organizados, isso pode acabar sendo prejudicado.
Quando não se usa um CRM, é comum ocorrer de o mesmo cliente ser abordado por 2 ou mais vendedores da sua equipe, ou de oferecer um produto do qual o cliente já possui, dentre outras situações constrangedoras.
Portanto, para que a empresa tenha acesso a todo o histórico de relacionamento com essas pessoas, é preciso que todas as suas informações estejam centralizadas em um banco de dados.
Como implementar um CRM na sua empresa para manter o controle das informações dos seus clientes?
Como foi dito anteriormente, o CRM é um sistema capaz de manter todas as informações dos seus clientes bem organizadas.
Veja a seguir como fazer a implementação deste tipo de serviço na sua empresa e começar a desfrutar de todos os benefícios apresentados no conteúdo:
1. Saiba quais são os principais desafios do seu negócio
Antes de implementar o CRM na sua companhia, você deve entender quais os desafios que ela vem enfrentando.
Neste caso, você deve considerar que o principal foco da ferramenta será auxiliar na organização de informações coletadas dos leads.
A partir disso, você poderá compreender como a ferramenta poderá auxiliar as suas atividades.
2. Crie um planejamento com o auxílio da sua equipe
Implementar um software novo em um ambiente de trabalho pode acabar trazendo certas mudanças que nem todos os colaboradores estão preparados para receber.
Com o CRM, muitos dos funcionários poderão otimizar o seu tempo para focar em outras atividades do dia a dia e, por conta disso, é essencial manter todos atualizados antes dessa nova fase começar e mostrar os benefícios dessa nova ferramenta.
3. Faça a implementação do CRM
Agora que você já preparou o terreno para receber a nova ferramenta, chega o momento de implementá-la e garantir que o seu funcionamento operacional seja bem feito.
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