O follow-up é uma técnica capaz de trazer inúmeros benefícios para uma empresa, quando utilizado da forma correta.
Com ele, é possível adquirir informações preciosas sobre os seus leads, o que permitirá que a companhia crie estratégias mais assertivas para as suas negociações.
Apesar de ser uma ferramenta bastante útil, é muito comum que alguns empreendedores ainda não contem com ela em seu dia a dia ou então não saibam para que ela serve de fato.
VOCÊ SABIA? Ao fazer follow-up há 9x mais chances da venda se concretizar. E, por mais incrível que pareça, 44% dos vendedores desistem depois de um follow-up.
Então, preparamos um conteúdo que poderá tirar todas as dúvidas sobre o follow-up e ainda apresentar quais são as principais vantagens de contar com essa técnica no momento de prospectar clientes.
O que é follow-up?
Antes de qualquer coisa, é muito importante que você saiba o que é o follow-up.
O seu termo, que foi originário da língua inglesa, significa acompanhar ou fazer acompanhamento.
No mundo dos negócios, ele é voltado para as vendas, então, ele significa: acompanhar um cliente em toda a sua trajetória até a concretização da compra.
Um dos principais objetivos dessa ferramenta é fazer com que o seu lead não enxergue a sua equipe apenas como vendedores e sim, como consultores e uma pessoa confiável para tirar qualquer tipo de dúvida em todos os momentos, até mesmo após a venda.
Esse acompanhamento fará com que o possível cliente avance em todas as etapas e seja um consumidor da marca.
O follow-up pode ser realizado de diversas maneiras, sendo que a empresa deve escolher aquelas que mais fazem sentido para o seu negócio.
Qual a função de um follow-up?
Sabendo o que é o follow-up, chega o momento de você entender qual a função deste tipo de estratégia.
O seu principal objetivo é conseguir estabelecer uma relação de confiança com as pessoas que demonstraram certo interesse pelos seus produtos, criando um laço entre a empresa e o seu cliente.
Quando a equipe faz o acompanhamento de toda a jornada de compra do lead, ela passa a mostrar que estará sempre disponível para suprir possíveis dúvidas que surjam no caminho até a concretização da venda.
A partir disso, o follow-up se torna essencial para que a empresa consiga fidelizar novos clientes e garantir que eles voltem a fazer negócio com a marca.
Como fazer um follow-up eficiente?
Para que a sua empresa consiga realizar um follow-up que seja totalmente eficiente, será necessário contar com um planejamento de qualidade.
Com isso, você poderá fazer com que todas as suas ações estejam focadas na satisfação dos seus clientes.
Apesar de não existir uma forma exata de realizar o follow-up, é preciso que a sua empresa tenha em mente que ela precisa criar estratégias que estejam de acordo com as necessidades do seu público alvo.
Se você não sabe como fazer esse processo, não se preocupe. Existem algumas dicas que podem te ajudar neste momento:
1. Faça contato com seu lead
Depois que o seu lead demonstrou certo interesse em consumir o seu produto ou serviço, chega o momento de fazer o primeiro contato com ele.
Porém, você não pode ir até o seu possível cliente sem saber, de fato, o que será conversado com ele.
Então, é importante definir os seguintes pontos:
- Qual é o motivo do seu contato;
- O objetivo dessa conversa;
- Outros pontos que podem ser oferecidos e que sejam do interesse do cliente.
Com esses tópicos estabelecidos, você já poderá dar início a uma conversa estratégica para alcançar uma nova venda
2. Planeje-se
Quando você consegue realizar um planejamento, você também passa a ter noção da próxima vez em que deverá fazer um novo contato, sem que o seu cliente se aborreça e desista da compra.
Isso faz com que você consiga conduzir o seu relacionamento com o lead de uma forma mais leve e sem pressão para ele.
Portanto, é imprescindível que você tenha uma agenda e faça o acompanhamento constante, para garantir o cumprimento de todos os compromissos, nas datas e horários combinados com os prospectos.
Isso é o mínimo que um cliente espera de uma empresa.
3. Escolha um canal de comunicação
Você sabe por qual meio de comunicação o cliente prefere ser contatado? Se sim, então respeite essa escolha.
É muito comum que algumas empresas façam esse tipo de pergunta em questionários, porém, após obterem a resposta, acabam ignorando completamente o que foi preenchido.
Não tenha esse tipo de atitude. Faça com que o seu consumidor saiba que você leva a decisão dele a sério.
Dessa maneira, você ganhará ainda mais confiança do seu lead, que mostrará ainda mais interesse no que você tem a oferecer.
4. Tire todas as dúvidas
A empresa precisa ter em mente que os seus clientes terão inúmeras dúvidas no decorrer do caminho até o final do processo.
Portanto, é essencial ajudá-los a entender todas essas questões, para que eles se sintam mais seguros de realizar a compra.
5. Saiba quando cancelar o follow-up
Se você recebeu um não ou se o seu contato foi ignorado mais de uma vez, chega o momento de cancelar o follow-up com aquele lead.
Manter esse tipo de comunicação fará com que você acabe perdendo tempo com uma pessoa que dificilmente mudará de ideia e realizará a compra.
Vale a pena formalizar sua última tentativa de contato, usando um discurso persuasivo e gatilhos mentais que despertem a atenção do prospecto e gere uma ação por parte dele. Dedique o tempo que for necessário para isso, pois geralmente costumam gerar bons retornos.
Vantagens de fazer o follow-up
O follow-up é capaz de oferecer inúmeros benefícios para uma empresa, sendo que todos eles fazem total diferença nos resultados obtidos pelo negócio.
Conheça os principais deles:
1. Mostra interesse por parte da empresa
Quando o vendedor está sempre disponível a ajudar os seus clientes, o lead passa a perceber que a empresa está interessada nele e no que ele necessita.
2. Valoriza os leads
As pessoas que são abordadas de maneiras pouco invasivas e que possuem todas as suas dúvidas supridas, se sentem mais valorizadas.
3. É um diferencial
As companhias que fazem todo o processo de follow-up com os seus clientes acabam se destacando dentre as suas concorrentes. Como falamos no início deste artigo, 44% dos vendedores não continuam o atendimento depois de um follow-up.
4. Demonstra ser confiável
Quando um negócio está sempre disponível para ajudar os seus clientes, ele se torna uma empresa confiável, pois as pessoas saberão que podem contar com a marca.
5. Gera indicações de potenciais clientes
Por mais que você não feche a venda, geralmente o prospecto se sente tão grato e satisfeito com o atendimento, que ele sempre irá lembrar da forma como foi tratado e com certeza irá indicar sua marca/empresa para outras pessoas.
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