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Análise Matriz SWOT – O que é, como fazer?

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Análise SWOT ou FOFA (a sigla em português) é uma metodologia utilizada para fazer uma análise de forças e fraquezas de um negócio em relação a um concorrente de mercado.

Nas Empresas, a análise SWOT é utilizado para analisar mais a fundo quais os pontos fortes podem ser explorados de um negócio para melhorar seu desempenho em relação a um concorrente.

A palavra SWOT não possui tradução, na verdade é uma sigla em Inglês que significa:

  • Strenghts (Forças)
  • Weaknesses (Fraquezas)
  • Opportunities (Oportunidades)
  • Threats (Ameaças)

 

Matriz SWOT

Esse é um método que tem por principal objetivo mostrar quais as forças e fraquezas através de fatores interno e externo que podem impactar diretamente ou indiretamente no desempenho de seu negócio.

Ao fazer esse tipo de análise muitas empresas acabam enxergando detalhes simples que não pensaram no inicio, e isso pode gerar bons insights de melhorias.

Algumas vantagens da análise SWOT:

  • Dar segurança nas tomadas de decições da empresa;
  • Aprofundar conhecimentos no cenário atuante;
  • Saber o seu posicionamento em relação a concorrência;
  • Estar atento a movimentos influenciados por fatores externos;
  • Dar mais insights de ações a tomar.

Como fazer uma análise SWOT

Como você pode ver na imagem acima, a análise SWOT é feita através de um quadrante de informações.

Para lhe ajudar nessa etapa, estamos disponibilizando uma análise SWOT em PDF gratuita para você baixar e imprimir em uma folha sulfite tamanho A4.

> Baixar quadrante da Análise SWOT em PDF

Caso não tenha condições de imprimir no momento, você também pode escrever em um papel a mão mesmo, ou em uma cartolina, caso queira algo maior.

Ao fazer o quadrante, iremos para o próximo passo que é o mais trabalhoso, que seria preencher cada um dos quadrantes.

Ao longo desse artigo explicaremos como preencher cada um deles.

Preehchendo o quadrante de análise SWOT na prática

A primeira cosia a se fazer agora que temos um quadrante para análise SWOT, será colocar as informações de ambiente interno e externo que impactam em seu negócio.

Lembrando que é interessante que sua análise SWOT possua apenas informações realmente relevantes para sua empresa, que deem um grande impacto nos resultados.

Dessa forma, evitamos que você encha a folha com informações inúteis e desnecessárioas.

Abaixo apresentarei a você um exemplo prático de uma análise SWOT empresarial aplicada a uma confeitaria fictícia.

Análise de Forças e Fraquezas (Ambiente interno)

Analise SWOT ambiente interno

O ambiente interno, é tudo que ocorre dentro de sua empresa, no qual você pode realizar ações de melhoria e impactar diretamente no resultado.

Para isso descreva quais são as suas forças: o que você tem de força no seu negócio? Receita caseira, custos fixos baixos, estreito relacionamento com os clientes.

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E quais as fraquezas: o que você considera ser os pontos críticos de seu negócio? Cozinha pequena, ponto de venda mal localizado. Tudo que impacte negativamente.

Análise de Oportunidades e ameaças (Ambiente externo)

Analise SWOT ambiente externo

Assim como no ambiente interno, no externo colocaremos apenas os detalhes que de grande impacto nos resultados de sua empresa, porém agora anotaremos as Oportunidades e ameaças que vem do ambiente externo, ou seja, de fora da empresa.

Oportunidades: Aqui listaremos o que podemos aproveitar das oportunidades atuais do mercado, como exemplo podemos usar: Anúncios nas redes sociais, eventos empresariais, venda ativa para clientes.

Ameaças: Aqui é um ponto de atenção. As ameaças podem prejudicar muito sua empresa, por isso é importante listá-las. Exemplo: entrada de novos concorrentes, mudança na legislação, queda da economia.

Análise SWOT avançada (combinando fatores)

Agora é que vem o pulo do gato. A combinação dos fatores em uma matriz SWOT, pode lhe trazer muito mais insights que sejam ainda mais impactantes para seu negócio.

Para fazer isso, iremos combinar os seguintes quadrantes da matriz:

  • Forças VS Oportunidades;
  • Forças VS Ameaças;
  • Fraquezas VS Oportunidades;
  • Fraquezas VS Ameaças.

Então vamos lá!

Forças VS Oportunidades

Quais os pontos mais fortes de sua empresa podem ser usados para maximizar as oportunidades do seu mercado?

Fazendo isso em um quadro, ficaria o seguinte:

Forças VS Oportunidades

Forças VS Ameaças;

Quais as forças do seu negócio que podemo minimizar os danos provocados por ameaças vindas do ambiente externo?

Forças VS Ameaças

Fraquezas VS Oportunidades;

Quais ações pode ser feita para minimizas suas fraquezas através das oportunidades encontradas?

Fraquezas VS Oportunidades

Fraquezas VS Ameaças.

Quais ações podemos tomar para minimizar ou eliminar as fraquezas e também diminuir o impacto das ameaças encontradas?

Fraquezas vs Ameaças

Caso queira informações mais detalhadas do preenchimento da sua matriz SWOT, assista ao vídeo completo abaixo no qual ele fala sobre o exemplo citado acima.

Espero que esse artigo tenha sido útil para você e esteja ajudado a entender um pouco mais sobre um análise SWOT.

Se puder deixe seu comentário abaixo, isso nos ajuda a aprimorar os artigos.

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