Ziptime

Como aplicar gestão de tempo no seu dia a dia?

A gestão do tempo é algo essencial para que uma empresa consiga manter todos os seus processos em ordem, e consequentemente a alta produtividade.

Na correria do dia a dia, é comum que atividades acabem sendo esquecidas ou não tenham a atenção que elas merecem, por falta de planejamento.

Esse tipo de atitude não é muito benéfico para o negócio, uma vez que faz com que a empresa perca oportunidades importantes e que fazem total diferença na sua evolução.

A partir dessa ideia, saber como realizar a gestão de tempo acaba se tornando um grande diferencial dentre as empresas presentes no mercado.

No entanto, é muito comum que alguns empreendedores, principalmente aqueles que ainda estão iniciando a sua empresa, tenham dúvidas sobre esse tipo de assunto.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo para que você possa entender todas as suas questões e aprender a realizar a gestão de tempo do seu negócio.

O que é a gestão de tempo?

A gestão do tempo é uma ferramenta que reúne diversas técnicas das quais são utilizadas para trazer melhorias no momento da administração do dia a dia de uma empresa.

Ela é utilizada para aumentar a produtividade da equipe, trazendo mais resultados positivos para o negócio.

A gestão de tempo proporciona ao gestor o total controle de todos os processos e ferramentas que precisam ser utilizadas para cumprir todos os prazos estabelecidos.

Isso faz com que a empresa consiga executar todas as suas tarefas de maneira organizada e sem precisar correr o risco de perder as datas estipuladas para atingir os seus objetivos.

No entanto, é preciso ter em mente que a gestão de tempo é apenas uma ferramenta para o seu negócio, pois todas as atitudes precisam vir dos gestores da empresa.

Qual a importância da gestão de tempo em uma empresa?

Uma empresa que consegue atender a todas as demandas e cumprir todos os prazos é a opção que os consumidores costumam escolher para manter relações comerciais.

Isso porque, as pessoas passam a entender que o negócio leva as suas necessidades a sério, garantindo total satisfação com seus produtos ou serviços.

A partir disso, é preciso ter em mente que a gestão de tempo é essencial para que a empresa consiga criar um relacionamento confiável e duradouro com os seus clientes.

Quando você consegue administrar todos os momentos do seu dia, você passará a ter um aumento no seu rendimento e isso é muito benéfico para o negócio.

Dicas essenciais para ter uma boa gestão de tempo

Para ter uma boa gestão de tempo é preciso investir em algumas atitudes que devem ser tomadas no dia a dia.

A partir disso, você poderá notar que a suas tarefas irão render e passarão a ser realizadas dentro do prazo que foi estipulado para elas.

A seguir iremos mostrar algumas dicas que são essenciais para ter uma boa gestão de tempo na sua empresa:

Faça um planejamento

O primeiro passo a ser tomado para ter uma boa gestão de tempo é fazer um planejamento de tudo aquilo que você precisa fazer no período em que essas atividades devem ser realizadas.

Para isso, você pode fazer uma lista de tudo aquilo que deve ser feito e ordenar por ordem de prioridade. Métodos como PDCA, 5W2H e Matriz de Eisenhower são ótimas ferramentas para utilizar em seu planejamento.

Defina as suas metas

As metas são essenciais em qualquer empresa, principalmente quando se trata do gerenciamento do seu tempo.

Isso porque, elas serão as responsáveis por trazer um foco que deverá ser mantido até o fim do seu planejamento.

Lembre-se de que elas precisam ser coerentes com a sua disponibilidade e também com a capacidade da sua equipe, evitando qualquer tipo de contratempo.

Aqui, citamos o método SMART (metas) e OKR como alguns dos métodos relacionados ao gerenciamento de metas e objetivos.

Estipule os prazos

Os prazos precisam ser definidos para que a sua gestão de tempo seja eficaz para a sua empresa. Afinal, quando não se tem um prazo, qualquer data serve, e para postergar ou procrastinar algo fica muito fácil.

Com eles, você terá um limite para investir os seus recursos naquela atividade em questão.

Junto das suas metas, os prazos trabalharão como uma bússola para te levar aos seus resultados no tempo ideal.

Faça agendamentos

O nosso cérebro é uma ferramenta muito importante no nosso dia a dia, no entanto, não podemos sobrecarregá-lo com muitas informações para que ele consiga continuar exercendo a sua função com maestria.

Por isso, faça agendamentos de todas as suas atividades que precisam ser realizadas e o prazo que elas devem estar prontas.

Isso fará com que você não precise sofrer com a perda de memória, que é algo totalmente comum principalmente em pessoas que estão sempre de cabeça cheia de ideias e serviços que precisam ser realizados, como é o caso de muitos empreendedores.

Defina a prioridade da suas tarefas

Para que você possa ter uma boa gestão de tempo e para que todas as suas atividades sejam executadas da maneira como deve ser, é essencial que você defina quais são as tarefas prioritárias.

Comece pelas atividades que são mais importantes, ou por aquelas que já estão atrasadas em relação ao prazo que foi estipulado anteriormente.

Depois, vá priorizando conforme a ordem das datas em que essas tarefas precisam ser finalizadas. A Matriz de Eisenhower é uma excelente ferramenta para priorização!

Comece a delegar

Quando todos os passos anteriores já estiverem finalizados, comece a delegar as tarefas que devem ser feitas na sua empresa.

Fazendo isso, você expandirá os caminhos que podem ser tomados para que a atividade em questão chegue ao ponto que você deseja.

Conte com a sua equipe para realizar todos os processos necessários para que as tarefas estejam totalmente no prazo em que foram planejadas pela companhia.

Cuidado com as multitarefas

Para evitar que ocorra qualquer tipo de atraso na sua gestão de tempo, é preciso evitar realizar múltiplas tarefas simultaneamente durante o seu dia.

Isso só fará com o que você não consiga finalizar nenhuma das atividades que foram propostas anteriormente, e causará problemas em todo o seu planejamento.

O Ziptime pode te ajudar!

Se você deseja ter uma gestão de tempo eficaz e que traga benefícios para sua empresa, então conte com o Ziptime.

A nossa empresa oferece serviços de CRM que são ótimas ferramentas para quem precisa de auxílio no seu planejamento diário.

Experimente o nosso software por 15 dias totalmente gratuitos.

Teste agora na prática!

Veja como é simples usar o Ziptime testando gratuitamente por 15 dias.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp