Planejamento comercial – Como fazer um de dar inveja? Passo a passo com PDF

Sistema de gestão de prospectos simples

Aprenda como fazer um planejamento comercial perfeito com nosso guia e passo-a-passo e PDF grátis. Comece a organizar sua vida comercial já.

Saiba como obter melhores resultados de vendas, organizar sua empresa e ter um crescimento sustentável fazendo o planejamento comercial do seu negócio.

Preparamos um guia com tudo que você precisa saber para montar seu próprio plano de comércio e organizar sua empresa com um bom planejamento estratégico.

Confira as informações e aproveite o material gratuito que disponibilizamos para você.

Planejamento comercial

O que é planejamento comercial?

Primeiramente, todo bom gestor sabe que é muito importante estar por dentro de tudo que ocorre na empresa e se preparar para o que pode acontecer.

Para isso existe o planejamento comercial.

O plano comercial é a uma estratégia para estruturar e otimizar os processos de venda da empresa.

A partir dele o gestor consegue alcançar seus objetivos com mais clareza e facilidade.

Dessa forma, o tomador de decisões e toda a equipe, consegue estar por dentro de tudo que a gestão envolve, como:

  • Capacidade de produção;
  • Qual o potencial de mercado;
  • Como está a concorrência;
  • Treinamento do time de vendas e dimensionamento conforme necessário;
  • Sabe quais são as políticas comerciais;
  • Fica por dentro da gestão comercial;
  • Consegue observar os indicadores de desempenho;
  • Faz o monitoramento do negócio;
  • Monta planos de ação e correções de rota.

Check list

Vantagens de fazer um planejamento comercial

Antes de mais nada, além de todo o controle de andamento que o planejamento proporciona ele ainda pode facilitar a vida de gestão dos negócios.

De modo que um plano bem feito consegue apontar com clareza quais as dificuldades da empresa, como está a concorrência e quais os caminhos podem ser seguidos para melhorar.

Assim, você consegue de fato se planejar e desenvolver estratégias para aproveitar as boas fases e evitar as dificuldades ou lidar com elas da melhor forma possível.

Com um bom plano, você ainda consegue observar e analisar todos os aspectos da sua empresa, tanto no presente, quanto no futuro.

Já que estando com plano traçado, você saberá exatamente para onde e como direcionar suas decisões.

As principais vantagens práticas de criar um plano são relacionadas a ter:

  • Crescimento com sustentabilidade financeira;
  • Aumento da vantagem competitiva;
  • Melhores resultados lucrativos;
  • Planejamento de estoque;
  • Ter dados para auxiliar nas tomadas de decisão;
  • Melhora na satisfação dos clientes.

Vantagens

Mas então, dadas às vantagens, você sabe como fazer um bom plano?

Então, confira agora!

Como fazer um planejamento comercial eficiente?

Antes de mais nada, a criação de um planejamento comercial eficiente gira em torno de ter um conhecimento mais detalhado de como anda a empresa no geral.

De forma que isso envolve o fato de saber sobre qual é seu cenário atual, quais são seus objetivos futuros, e quais ações você precisa tomar para chegar lá.

Portanto, para fazer um planejamento de sucesso, você precisa se atentar a alguns pontos.

Criando um planejamento comercial passo-a-passo

Em primeiro lugar, dada a necessidade de aprimorar seu planejamento ou começar um do zero, o passo-a-passo a seguir vai ter dar um bom norte.

As principais dicas para criar um bom planejamento comercial são:

Passo a passo

Checagem da sua capacidade de entrega

O primeiro ponto para um bom serviço é a checagem da sua real capacidade de entrega.

A fim de saber se você consegue entregar aquilo que promete e até onde é possível expandir.

De modo que consiga se planejar para continuar atuando assim, ou fazer as melhorias necessárias para entregar e vender mais do que já consegue no momento.

Então, antes de pensar em vender mais, você precisa refletir se consegue vender mais, para não ter problemas futuros.

Definição do seu nicho no mercado

Assim que definir sua capacidade de entrega você pode pensar no seu público-alvo.

Antes de mais nada, é bom ter em mente com qual tipo de nicho no mercado você quer trabalhar e pra quem você quer vender.

Dessa forma, a sua abordagem de prospecção vai ser basicamente a mesma para todas as vendas, você vai poder se inteirar melhor sobre o mercado e conhecer as preferências.

Assim sendo, terá poucas surpresas e maior chance de sucesso nas vendas gerais.

Nicho de mercado

Melhores métodos de vendas para atingir esse mercado

Bom, cada empresa tem seu método de vendas específico, voltado para aquilo que atenda melhor seus quesitos.

Traçar o método de vendas permite que sua equipe de vendas tenha um plano estratégico de como abordar os clientes e fazer as prospecções.

Sistema de gestão de prospectos simples

Pensar em como será esse primeiro contato pode gerar modelos para você saber como venderá e o que pode fazer para melhorar isso.

Então reflita: Como serão minhas vendas? Como será a abordagem do cliente? Como será o treinamento da equipe de vendas? Quais meios usaremos para atrair novas vendas?

A partir disso, monte seu plano de ação ou melhore o já existente.

Falamos muito sobre métodos de vendas no nosso artigo de estratégias de vendas.

Dimensionamento do time de vendas ideal

Perceba o tamanho do seu time de vendas e qual a quantidade de envolvidos na equipe seria o ideal para atingir suas metas.

A partir do seu plano de vendas você saberá a quantidade ideal de profissionais será preciso para atuar conforme o traçado.

De modo que conseguirá organizar quais são os resultados que você já tem e quais os resultados que deseja alcançar.

Com os dados obtidos, você terá uma noção melhor se possui um time muito grande ou muito pequeno para seus desejos.

Também saberá o que pode estar atrapalhando o crescimento, se é o déficit de vendas por falta de pessoal ou se é falta de treinamento devido.

Tenha em vista que em determinadas épocas há a saída para férias, licenças e afastamentos.

Então, vale pensar em todas essas questões no momento do planejamento.

Gestão de mão de obra

Montagem de um plano de ação

Depois de definidos a quantidade de vendedores e os métodos de venda, você pode focar na montagem do plano de ação.

Essa etapa permite vislumbrar os cenários de abordagem e estipular uma quantidade ideal de abordagens para cada vendedor.

Desse modo você também pode dividir o time, a partir das aptidões de cada um, para tipos de abordagens diferentes.

Assim, você se certifica de aproveitar todas as habilidades profissionais da sua equipe de vendas e consegue aplicar planos que funcionem em variadas formas.

Definição de metas

Conforme definido o plano de ação, você pode começar a definir também as metas.

Pois a partir de um planejamento de como, quando e quem vai fazer o quê, fica mais fácil vislumbrar as capacidades tanto individuais quanto gerais.

De forma que você consegue observar metas reais para sua equipe em determinado tempo.

É muito importante que sejam definidas metas alcançáveis e justas.

De nada adianta traçar planos que não consegue bater, ou que pode gerar desgaste e desânimo do time de vendas.

Definição de metas

Controle de métricas

O planejamento comercial só vai funcionar bem se você tiver um controle de métricas que funcione.

Esse controle é o indicativo de como seu plano de ação está sendo feito.

De modo que ele vai indicar quantos contatos você teve, quantas vendas realizou, quantidade de negócios perdidos.

Além disso, você também vai conseguir saber pelas métricas quais são seus melhores vendedores, os custos de cada processo de venda, e seu faturamento geral.

O controle de métricas vai ter contar certinho tudo que você precisa saber sobre o andamento da empresa.

Desde que ele seja devidamente atualizado e acompanhado.

Acompanhamento dos resultados da empresa

Para finalizar o passo-a-passo, vem a parte mais importante. Acompanhar os resultados.

O acompanhamento dos resultados gerais te ajuda a refletir se seu plano de ação e planejamento comercial estão mesmo funcionando.

Conforme seus resultados de venda melhorarem ou piorarem, você terá indicativos do que precisa modificar.

A partir dos resultados, tanto de vendas quanto de gastos e lucros é que você percebe a quantas anda a sua empresa e o que pode fazer para melhorar sempre.

 

Gostou das dicas pra criar seu próprio planejamento?

Então você vai adorar saber mais sobre planejamento com o guia completo de todos os processos, com mais dicas e informações.

Baixe o guia de planejamento comercial em PDF gratuitamente pelo link aqui.

Aproveite as informações sobre planejamento comercial, crie o seu e organize sua empresa para lucrar mais!

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