Uma carteira de clientes é essencial para que uma empresa tenha noção da sua base de consumidores que realizam um número maior de compras com a marca.
Ou seja, ela é usada para apresentar as pessoas que possuem um relacionamento mais próximo com o negócio.
Contar com esse tipo de ferramenta é uma maneira de conseguir se destacar no mercado dentre tantos concorrentes no seu segmento.
No entanto, ainda é muito comum encontrar alguns empreendedores que não aplicam essa técnica no seu dia a dia.
Isso pode acabar sendo um ponto negativo para a marca, já que perde-se totalmente a base para um estudo de previsibilidade de vendas.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo para que você possa tirar todas as suas dúvidas sobre a carteira de clientes.
O que é a carteira de clientes?
Uma carteira de clientes é uma forma de ser algum tipo de conjunto ou aglomerado de clientes que mantém uma relação constante com a empresa.
A partir dela, o negócio tem mais noção da sua base de consumidores constantes.
Porém, é preciso fazer um estudo detalhado de quais são as pessoas que se encaixam neste perfil. Afinal, nem todos os clientes que tiveram algum tipo de interação comercial com a marca se encaixam neste grupo.
Pessoas que compraram uma ou duas vezes na sua loja, não fazem parte de uma carteira de clientes.
Tipo de carteira de clientes
Existe mais de um tipo de carteira de clientes, e conhecer cada uma delas irá te ajudar a conseguir segmentar de forma mais clara e eficaz as pessoas que consomem produtos e serviços.
Veja a seguir os três tipos mais utilizados no mercado:
Carteira ativa
Ativa é aquela que conta com um conjunto de pessoas que realizam compras de forma regular e que mantêm um relacionamento bem estabelecido com o negócio.
Carteira inativa
Neste caso, você deve considerar apenas as pessoas que realizaram pelo menos uma compra junto à sua empresa, e que, por algum motivo, a relação comercial entre ambas as partes foi interrompida.
Carteira de renovação
Já a carteira de renovação é aquela que conta com o tipo de clientes que possuem algum tipo de contrato com a empresa e, quando eles estão prestes a vencer, o time de vendas entra em contato para propor a renovação de contrato.
Como montar uma carteira de clientes?
Antes de criar a sua carteira de clientes, você precisa ter um bom planejamento e, para isso, pode ser necessário levar alguns fatores em conta:
- Quais são os seus clientes que se encaixa em cada tipo de carteira;
- Quais estratégias serão aplicadas em cada uma das categorias;
- Defina quem e quantos colaboradores serão responsáveis pelas suas carteiras;
- Quais ferramentas serão usadas para este tipo de operação;
- Qual a estrutura necessária para realizar o processo de administração de uma carteira de clientes;
- Qual o principal objetivo com esse tipo de técnica.
Apesar de parecerem perguntas bastante simples, elas são totalmente necessárias para que você consiga montar uma carteira de clientes efetiva.
Quando todas elas estiverem respondidas, chega um momento de você fazer uma prospecção de seus novos clientes, ou seja, encontrar pessoas interessadas no seu negócio a partir de estratégias de venda.
Hoje em dia, é possível comprar carteiras de clientes de outras empresas ou contratar colaboradores que já possuam uma.
No entanto, o cenário ideal é que você crie a sua própria base de informações dos seus consumidores.
Como fazer a gestão da carteira de clientes?
Para ter uma gestão eficiente da sua carteira de clientes, você precisará contar com o algumas etapas essenciais de instituições:
Defina suas metas
O primeiro passo é definir algumas metas que sejam alcançáveis para a sua equipe de vendas.
A partir disso, você precisa preparar sua equipe e criar mecanismos para que ela esteja sempre motivada para alcançar os objetivos traçados.
Interessante definir essas metas em curto, médio e longo prazo para que a empresa consiga fazer um acompanhamento da sua evolução.
Faça a divisão da sua carteira
Um fator fundamental da sua carteira de clientes é a divisão das pessoas que serão adicionadas a cada uma das categorias.
Para isso, você deve definir:
- O perfil dos seus clientes;
- Os produtos e serviços oferecidos;
- A sua localização;
- A quantidade de funcionários e cada uma das suas funções.
A partir desse tipo de segmentação, é possível que você crie estratégias personalizadas para o seu público alvo e, consequentemente, aumentar a satisfação dessas pessoas.
Ofereça qualidade em seus serviços e atendimentos
Quando se trata de gestão, esse é um dos tópicos mais importantes a serem trabalhados por uma empresa.
Isso porque, é nele que você irá liberar todos os serviços que serão prestados para o seus clientes, incluindo o seu atendimento.
Atente-se a todos os pontos que precisam de atenção e como eles podem ser melhorados, tornando a experiência do consumidor ainda mais marcante.
Com isso, você poderá apresentar um serviço totalmente focado nas pessoas que se interessam pelo seu negócio.
Retome o contato com os clientes inativos
Sempre que possível, vá em busca de um novo contato com o seus consumidores que agora estão inativos por algum motivo.
Dessa maneira, você terá mais chances de aumentar a sua carteira de clientes com pessoas que já compraram antes e que conhecem “seu jeito de trabalhar”, seus diferenciais, seus valores e qualidade dos produtos/serviços entregues.
A tecnologia é sua aliada
Para que você consiga contar com uma boa gestão na sua carteira de clientes, você deve contar com a tecnologia.
Hoje em dia, as empresas que não usam esse tipo de ferramenta acabam se tornando obsoletas no mundo dos negócios.
Portanto, busque por soluções que possam te ajudar no momento de prospectar novos clientes e criar estratégias personalizadas para os seus consumidores.
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