Se você está a procura de um CRM para seu negócio é importante também saber o básico. Para que serve um sistema CRM e qual sua principal função dentro de um negócio.
CRM é uma filosofia focada em reduzir custos e melhorar o relacionamento com o cliente através de ferramentas de relacionamento com prospectos e clientes. Sua sigla vem do inglês “Customer Relationship Management”.
IMPORTANTE: lembre-se sempre que o CRM é uma filosofia, ou seja, algo para lhe-ajudar a alcançar seus objetivos, assim como uma chave de fenda é apenas “uma ferramenta” para abrir e consertar o seu computador. Você precisa estudar e aprender a lidar com ela, pois, ela não fará o trabalho sozinho.
Como falei acima, a redução de custos (um detalhe que muitas empresas deixam de lado ao usar um CRM), vai proporcionar que você possa diminuir radicalmente o tempo de trabalho dos seus atendentes, fazendo com que eles supram muito mais prospectos, pois diversas tarefas serão automatizadas através de um CRM.
Dessa forma você pode aumentar suas vendas (atendendo muito mais clientes) com o mesmo gasto.
Organização – Um papel fundamental do CRM
Outro papel fundamental dessa filosofia é organizar todas as informações dos prospectos ou clientes e fazer um cruzamento de informações para que o time de vendas tome determinada ação dependendo do estágio desse prospecto ou cliente.
Imagine você atendendo centenas ou até milhares de prospectos e clientes sem uma boa organização? Seria um caos não é mesmo!
O CRM está aí tanto para organizar as informações (que deve ser personalizado para cada cliente), como para automatizar algumas ações e diminuir o tempo de atendimento do seu atendente.
Por conta dessas e outras vantagens, essa metodologia ganhou tanto espaço no mercado devido a sua importância nos resultados em vendas, que atualmente encontramos diversos softwares especializados.
Atualmente essa metodologia ganhou muito espaço para gerenciar leads através de estratégias de Marketing Digital.
CRM para Gerenciamento e nutrição de Leads
Esses Leads geralmente são nutridos através de um CRM para que futuramente, quando o lead estiver quente (momento propenso a compras), um vendedor venha a entrar em contato e realizar uma venda.
Um dos conceitos do CRM é o entendimento e antecipação das necessidades de seus clientes. Por isso é importante ter os dados sempre atualizados e sempre estar atento ao momento ideal para contactar potenciais clientes.
O complexo nem sempre é bom
Um grande problema que empresas vem enfrentando, é que por terem muitas opções de mercado, a maioria das empresas fica pulando de “galho em galho” até encontrar uma solução que funcione para seu negócio.
O ideal é você primeiro entender o conceito por trás de um CRM, que foi o que explicamos acima, para depois sim procurar pela ferramenta que corresponda a suas expectativas e ajude a gerar mais resultados dentro de sua empresa.
Utilizar um tipo de CRM que não é o ideal para sua empresa fará você perder tempo testando a ferramenta e tentando implementar a cultura na empresa e isso pode custar muito tempo e dinheiro.
Entre os tipos de CRM existem os mais simples e os mais complexos (a grande maioria).
O ideal nem sempre é utilizar um software completo, mais complexo, pois, para conseguir trazer resultados satisfatórios, é importante ter um gerenciamento muito redondo implementado na empresa.
É por isso que aconselhamos na maior parte, que as empresas utilizem um CRM mais simples e intuitivo.
6 top benefícios do CRM
Agora que já falei sobre a filosofia CRM e dos sistemas que você deve procurar, gostaria de falar um pouco mais sobre os benefícios, que são os principais motivos pelo qual as empresas utilizam um CRM.
Se você busca por solidez e sucesso financeiro na sua empresa, com certeza esses benefícios irão fazer seus olhos brilharem.
1 – Aquisição e organização
Uma grande vantagem do CRM é ter um local centralizado para registrar todos os seus potenciais clientes e também clientes.
O hábito de realizar cadastros de clientes com todos os dados preenchidos corretamente (data de nascimento, idade, gênero, gostos, produtos preferidos, etc) irá fazer com que você tenha sempre uma boa lista de contatos atualizada.
2 – Diminuição de custos com atendimento
Sabemos que o dia-a-dia para realizar atendimentos é bem corrido. Fazer dezenas ou até centenas de ligações diárias não é tarefa fácil e conseguir registrar tudo isso de modo que todos tenham acesso é ainda mais difícil quando não se tem um local centralizado.
Com o método de CRM é possível registrar diversas conversas em um mesmo local, fazendo com que toda a informação fique unida.
Outra vantagem é que você poderá automatizar algumas ações, como por exemplo, algum e-mail para seus prospectos. As ferramentas atuais permitem que você automatize e-mails e muito mais.
Também existem plataformas mais robustas que fazem integrações de chatbots com o sistema do CRM, fazendo com que o visitante de seus sites converse com um assistente virtual e tire dúvidas simples, e em último caso se ele possuir alguma dúvida específica, ele será direcionando para um atendimento com seus atendentes online. Mas esse é claro um sistema muito mais robusto para grandes empresas.
3 – Melhorar Atendimento
Quanto maior o controle que você tem em seus atendimentos, maior é a assertividade na comunicação. Ainda mais quando você tem todas as informações detalhadas de cada prospecto.
Utilizando um CRM você terá um atendimento personalizado para cada cliente, sabendo qual o momento ideal para entrar em contato.
Lembrando que o atendimento é o principal fator para a retenção de cliente e, reter um cliente é muito melhor do que conquistar um novo.
4 – Nutrição de leads
Como eu disse um pouco mais acima, atualmente existem ferramentas de CRM com inteligência de marketing digital, que auxilia na nutrição de leads.
Nutrir um lead faz com que você aumente o número de prospectos entrando em seu sistema e com mais prospectos, consequentemente acontecerão mais vendas.
5 – Retenção de clientes
Devido ao grande atendimento que seus clientes recebem quando você utiliza um CRM, ocasionalmente começa a ocorrer uma maior retenção de clientes.
A retenção de clientes é um processo de fidelização, para que você possua uma rede fiel de clientes e futuramente fãs e evangelizadores de sua marca (aqueles que falam bem e divulgam sua marca).
Muitas empresas se preocupam demais com a aquisição de clientes, mas dão pouca importância a retenção e, por fim, acabam perdendo os clientes que conquistaram e tem que conquistar novos clientes novamente.
O grande papel aqui do CRM é ter as informações mais importantes de cada cliente registradas.
Datas importantes, serviços ou produtos que essa pessoa gosta, melhores datas de pagamento, etc. Quanto mais você conhece do seu cliente, mais personalizado pode ser sua comunicação.
6 – Feedback sobre produtos ou serviços
Registrar os feedbacks recebidos de cada cliente é essencial. Quanto mais feedbacks recebidos, mais oportunidades de melhorias surgirão.
Imagine você ter registrado que um único cliente deu 3 feedbacks… Seria interessante dar um presente para esse cliente não seria!
Tudo isso é muito bom. Mas você está preparado para lidar com um CRM complexo?
Agora vamos falar de um assunto que a maioria das empresas esconde.
Você acabou de ver o mundo que existe de vantagens e funcionalidades dentro de um CRM mais completo e complexo, mas o que quero que você entenda hoje é:
Se você chegou até esse artigo é por que você realmente está procurando por um CRM pela primeira vez ou até mesmo já usa um e não funciona, ou queria saber o que é isso, pois chegou em um momento que sentiu que precisa disso em sua empresa. Concorda?
Se você leu esse artigo até aqui com muita atenção, você também está demonstrando que tem muito interesse nesse assunto.
Mas será que a melhor alternativa para você começar, é mesmo um CRM complexo?
Na minha opinião NÃO.
Existem muitos softwares no mercado desse tipo, porém, nem todo mundo está em um momento ideal para utilizá-los.
Isso exige muuuita disciplina e muita organização de toda a equipe de vendas, ou o CRM só vai lhe trazer mais problemas.
E se existisse um CRM mais focado, simples e direto!
Quando digo simples, estou falando daquele princípio básico do Pareto.
20% do seu esforço vai impactar em 80% dos seus resultados.
E se você utiliza-se um CRM no qual ele tem 20% das funcionalidades (as mais importantes) que são responsáveis por 80% das suas conversões (vendas).
Existem algumas funcionalidades que são essenciais e não podem faltar em um CRM, porém muitas delas são superficiais e mais nos confundem do que ajudam.
Estou falando dos pilares de um CRM:
- Informações importantes de um prospecto ou cliente
- Status da negociação
- Datas de follow-up
- Funil de vendas
- Anotações sobre aquela prospecção ou negócio fechado
Gostaria de lhe apresentar o Ziptime, um CRM mais focado em prospecção e vendas.
Ele é uma ferramenta muito mais simples do que a maioria do mercado, porém tem os principais pilares de uma metodologia CRM que é:
- Captar clientes;
- Ter informações importantes para relacionamento;
- Ter datas atualizadas para CRM no momento certo.
- avalie e deixe seu feedback na área de comentários abaixo.