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O que é um relatório de vendas e como ele pode ajudar o seu negócio?

O relatório de vendas é um tipo de documento que deve estar presente no dia a dia de qualquer empresa, independente do seu porte.

Com ele, é possível compilar inúmeras informações essenciais que são colhidas no momento de prospectar novos clientes.

Essa ferramenta é ótima para manter todos os dados desses leads bem organizados e protegidos de qualquer tipo de vazamento, além de ajudar no momento em que eles precisam ser utilizados.

Apesar de ser um documento muito importante para a empresa, é muito comum que os empreendedores ainda tenham dúvidas de como ele pode auxiliar em um negócio ou como criar a sua própria declaração.

Por conta disso, criamos um conteúdo completo para você entender a importância de um relatório de vendas e os benefícios que ele traz para uma companhia.

O que é o relatório de vendas?

Como foi comentado anteriormente, o relatório de vendas é um documento que traz todas as informações coletadas pela área de vendas da empresa.

Nele, deve constar todos os dados referentes ao volume de compras realizadas pelos clientes do negócio, assim como todo o lucro gerado a partir delas.

O seu preenchimento, geralmente, é realizado pelos vendedores que ficam responsáveis por abordar os clientes.

Ou seja, pelos profissionais que têm contato direto com o público da empresa.

Com ele, é possível entender quais são as preferências e as dores do seu público alvo para que assim o negócio possa criar novas estratégias mais assertivas.

O relatório de vendas faz parte do principal documento que uma empresa precisa ter, o relatório gerencial.

Qual o principal objetivo do relatório de vendas?

Para que uma empresa obtenha sucesso nas suas vendas, é preciso que ela compreenda como o seu público alvo se comporta e as suas preferências.

Para isso, se faz necessário contar com registro detalhado de todas as informações necessárias para conseguir fechar um negócio com essas pessoas.

Sabendo disso, podemos concluir que o relatório de vendas é o documento essencial para obter esse tipo de resultado.

Então, o principal objetivo do relatório em questão é manter toda a equipe de vendas preparada para uma possível negociação com o público já trabalhado pela empresa.

Como fazer um relatório de vendas?

Para que a companhia conte com um documento eficaz, é preciso que o gestor entenda como fazer a preparação do seu próprio relatório.

Para isso, ele pode levar em consideração algumas dicas essenciais neste momento:

1. Defina o seu principal objetivo

Para possuir um relatório de vendas eficiente, precisamos definir, antes de qualquer coisa, o principal objetivo do mesmo.

Qual o motivo a empresa está produzindo esse tipo de documento e quais informações deseja adicionar nele.

A partir disso, você passa a ter uma meta mais clara de quais dados são essenciais para coletar no seus leads.

2. Escolha qual o formato do seu relatório

Hoje em dia, existem diversas formas de manter o seu relatório de vendas.

Isso deverá ser uma escolha da empresa para o modelo que ela acha ser mais vantajoso para o negócio.

Esse tipo de trabalho pode ser elaborado tanto em uma folha sulfite comum, quanto em PowerPoint, ou então em uma planilha.

Algumas empresas optam por ter esse documento em formato de vídeo para que ele seja facilmente assistido por qualquer colaborador.

Portanto, as possibilidades são diversas e você deve escolher aquela que mais faz sentido para o seu negócio.

3. Defina o período

O relatório de vendas precisa conter um período em que será atualizado com novas informações.

Neste mesmo momento, o responsável irá avaliar para identificar se existem falhas no processo de comercialização dos seus produtos e/ou serviços.

É preciso ter em mente que os relatórios só poderão ser avaliados se existir um período igual entre a produção de um relatório anterior, que servirá de base para o próximo.

Realizando esse processo, a empresa poderá ter uma ideia mais ampla de quais pontos precisam de melhorias no momento de uma negociação.

4. Saiba quais informações serão coletadas

Depois de definir o formato do seu relatório de vendas, chega um momento de escolher quais informações serão coletadas e aplicadas no mesmo.

É preciso ter em mente quais são os dados essenciais para conseguir fechar uma venda com o seu público alvo.

Todos os elementos que a empresa julgar necessários fazer parte desse processo, devem entrar neste documento.

Mesmo que não exista uma regra única de quais informações escolhi para o seu relatório de vendas, você pode levar em consideração algumas dicas:

Com essas informações, você já terá o relatório de vendas bastante eficaz para ser usado no momento de criar estratégias mais assertivas para aumentar o número de vendas da empresa.

5. Reserve espaço para as observações

Ao final do seu relatório de vendas, é interessante manter um espaço reservado para algumas observações que devem ser feitas no decorrer da criação deste documento. 

Destaque alguns pontos que precisam de atenção ou que apresentam iniciativas para trazer resultados mais positivos para o negócio.

Isso se faz necessário para que toda a equipe tenha ideia de onde é preciso ter uma melhora e quais seriam as características mais fortes da empresa.

Essa também é uma maneira de auxiliar no momento de fazer uma comparação entre o relatório de vendas antes e o que será produzido dentro do período que foi definido anteriormente.

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