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O que é upsell e como aplicá-lo?

Você já ouviu falar em upsell? Essa técnica tem se tornado cada vez mais comum entre as empresas de pequeno e grande porte.

A ferramenta segue exatamente com o que o seu nome sugere: vender mais.

Apesar de ser uma técnica que oferece inúmeros benefícios para o negócio, muitos empreendedores ainda apresentam dúvidas sobre como o upsell pode fazer diferença na sua companhia.

Pensando em todas as dúvidas que ainda surgem sobre o assunto, preparamos um conteúdo completo para que você entenda como a técnica pode ajudar o seu negócio a se destacar no mercado.

O que é o upsell?

O upsell é uma estratégia usada para que o negócio consiga aumentar as suas vendas, oferecendo ao cliente a oportunidade de melhorar ainda mais a sua compra.

Ou seja, essa ferramenta não só contribui para o faturamento da empresa, como também faz com que o consumidor tenha uma experiência mais positiva com a empresa.

Com isso, esse consumidor se sentirá mais tentado a desembolsar um pequeno valor a mais para obter um produto melhor e que fará total diferença para a empresa.

Exemplo de upsell: o cliente vai comprar um carro apenas com os itens básicos, e por um pequeno valor a mais acaba levando um carro com alguns opcionais que vão proporcionar muito mais conforto, como central multimídia, alarme e ar condicionado.

Por que fazer upsell nas suas vendas?

Sabemos que o upsell traz mais vendas para o seu negócio e esse é o grande benefício que ele traz para uma empresa.

No entanto, você também pode considerar outros dados para tomar a decisão de contar com essa técnica no seu dia a dia.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Accenture Interactive em 2016, os consumidores apresentam uma reação positiva quando se trata de ofertas e serviços oferecidos de maneira personalizada.

Veja alguns dados coletados:

Também podemos citar o fato de que 75% dos consumidores apresentam uma probabilidade muito maior de comprar com empresas que oferecem qualquer um dos três serviços citados anteriormente.

Qual a diferença entre upsell e cross sell?

O upsell e o cross sell são dois tipos de estratégias muito usadas para aumentar o número de vendas em uma empresa.

Por conta disso, é muito comum que algumas pessoas acabem confundindo essas duas técnicas. Porém, elas possuem as suas diferenças.

Como comentamos anteriormente, o upsell é usado para agregar um valor maior à compra que já estava sendo realizada.

Já o cross sell é feito para que a empresa ofereça um complemento para a mercadoria que está sendo comprada pelo cliente.

Neste caso, são oferecidos itens que têm mais do que uma conexão com aquele que já havia sido escolhido. Eles são as opções que farão com que o produto comprado dure por muito mais tempo, para garantir a segurança da nova compra ou então de melhorar a experiência do consumidor.

Por exemplo: a pessoa compra um celular, o cross sell dessa venda seria a oferta de uma película e de uma capinha, para proteger o aparelho contra danos.

Quando a empresa deve aplicar o upsell?

Para que o upsell seja feito da melhor maneira, é preciso que a empresa tenha um bom planejamento.

Isso porque essa estratégia demanda de certo estudo do perfil dos seus consumidores, para que assim, a empresa possa oferecer apenas os itens que sejam realmente do interesse dessas pessoas.

Dessa maneira, a marca mostra que conhece os seus clientes e todas as suas preferências, fazendo com que a pessoa se sinta mais acolhida e valorizada.

Portanto, antes de iniciar o processo de upsell nas vendas da sua empresa, estude o seu público. Saiba quem são as pessoas que estão sempre comprando com a sua marca e entenda os gostos que elas apresentam em todas as suas aquisições.

Fazendo isso, você conseguirá obter um número muito maior de resultados positivos, já que a sua estratégia será muito mais assertiva.

Dicas para fazer um upsell de sucesso

Agora que você já sabe o que é o upsell e como ele funciona, chega o momento de conhecer algumas dicas essenciais para usar no momento de criar uma estratégia de sucesso:

Cruze os seus produtos com as necessidades dos seus clientes

Faça um mapeamento de todos os seus produtos e, após isso, percorra o histórico de compras dos seus clientes mais fiéis.

A partir disso, você terá uma noção de quais itens ofertar para cada uma das pessoas.

Gere a necessidade

Para que o seu upsell seja bem sucedido, você precisa mostrar aos seus clientes as vantagens dele adquirir o produto oferecido.

Isso fará com que ele crie uma necessidade de obter aquele item o mais rápido possível.

Mostre a diferença

Apresente para o seu consumidor quais são os diferenciais de obter aquele produto, independente do valor a ser desembolsado.

Reforce para a pessoa que com esse produto, ela terá uma experiência de compra ainda mais satisfatória.

Foque na satisfação

O principal objetivo das suas vendas é deixar o seu cliente satisfeito, então foque neste resultado.

As empresas que vendem seus produtos apenas pensando no lucro que receberão correm um risco muito grande de desagradar os seus consumidores.

Portanto, sempre pense no que é melhor para essas pessoas e ofereça formas de garantir que as suas necessidades serão atendidas.

Não insista

Se o seu cliente demonstrou não ter interesse pelo produto que você está oferecendo, não insista.

Isso pode acabar incomodando o consumidor, fazendo com que ele desista até mesmo da compra original.

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