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Planilha de prospecção de clientes excel [download gratuito]

Está precisando de uma planilha para prospecção de clientes em Excel para download? Baixe aqui nossa planilha gratuita e controle seus prospectos de uma maneira mais assertiva.

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Ainda tem dúvidas sobre prospecção?

Antes de mais nada, em poucas palavras irei explicar o que é de fato a prospecção de clientes.

Prospecção de clientes é o ato de acompanhar a negociação com seu prospecto (potencial cliente).

Podendo ser considerado um estágio de pré-venda.

É nesse estágio que você irá utilizar todas as técnicas e métodos de vendas que você possui para conquistar novos clientes.

Se você ainda tem dúvidas sobre a prospecção de clientes, aconselho que estude um pouco mais sobre esse tema, pois é uma parte fundamental para o sucesso de sua empresa. Afinal, nenhuma empresa sobrevive sem vendas e a prospecção é uma parte fundamental nesse processo.

Sugestão de leitura:

Como comecei a prospectar clientes

Quando comecei minha carreira, há uns 10 anos atrás, vender nunca foi o foco. O foco era entregar projetos úteis, de qualidade e que geravam valor na vida dos clientes.

Principalmente quando se fala de prestação de serviços, o foco do empreendedor normalmente está em ‘conseguir entregar o projeto’ e receber um valor justo pelo trabalho feito.

Até hoje é assim, depois que o projeto entra na time line da empresa.

Mas, e até chegar neste ponto? Como funciona o processo de vendas de uma empresa que presta serviços, quanto tempo leva uma prospecção, e quando o caminho entre um primeiro contato com um potencial cliente e o fechamento do negócio propriamente dito é composto por diversas reuniões, e-mails, telefonemas, anotações, pesquisa, em ‘bater agenda’, lembretes, post-its, rascunhos, planejamento, estudos?

Assim como o crescimento é inevitável para quem trabalha com seriedade e comprometimento, vender é o que faz as empresas crescerem, se manterem no mercado e prosperarem.

Conheço dezenas de empreendedores que se envolvem em diferentes momentos de sua empresa.

Fazem o financeiro, administram, treinam equipe, atendem os clientes, atuam na produção do produto/serviço e ainda vendem.

Isso é normal principalmente quando se fala de empresas enxutas, com equipes pequenas e que se envolvem em muitos projetos com escopo diferente.

E gerenciar todas as informações de cada cliente, cada projeto, cronograma, entregas, recursos, tudo isso consome grande parte do tempo do empreendedor e é sempre aconselhável se utilizar um sistema funcional para gestão do todo.

Porém algo que às vezes acaba sendo encarado de forma pouco séria é a Prospecção de Clientes.

Porque é importante ter uma boa ferramenta para prospecção de clientes?

Essa etapa importante, responsável pela entrada de novos clientes para a empresa é comumente negligenciada por empresas de pequeno e médio porte, inclusive pesquisas feitas por consultorias focadas na área comercial dizem que 80% dos negócios não fechados têm como principal causa a ‘falta de follow up’ e gestão de prospectos pelos vendedores das empresas.

Parece óbvio, mas acredite: Prospectar e fechar negócios demanda de grande atenção por parte dos responsáveis pela venda, muita informação é gerada na fase de prospecção de um novo cliente ou fechamento de novos projetos. E uma das principais dificuldades de quem está na linha de frente das empresas, as pessoas que todo dia recebem mais ‘não’ do que ‘sim’ para fechar novos negócios, é manter um histórico atualizado de cada prospecto, ter anotações unificadas sobre cada prospecção e compartilhar tais informações com os envolvidos no projeto.

Pensando nisso, criamos algumas ferramentas para validar o que resultou no Ziptime.

Baixe a Planilha de prospecção de clientes gratuita

Baixar planilha de prospecção de clientes

Uma das ferramentas que nos auxiliaram a ‘refinar’ o conceito de um “software de gestão de prospecção de clientes” é uma “Planilha de Prospecção de Clientes simples“, sucinta, de fácil atualização e que ajuda a se ter uma visão clara dos seguintes aspectos:

  • Os projetos que estão sendo prospectados;
  • Quanto em termos de dinheiro está em prospecção;
  • Tipos de projetos que estão sendo prospectados,
  • E em que pé está cada negociação.

Qual o problema da maioria das planilhas para download?

Buscamos na internet por diversas planilhas e encontramos muitas que estão mais para um ‘software’ disfarçado de planilha, ou seja, são muito complexas.

Até atendem muito bem a quem tem tempo ‘e paciência’ para manter diversas planilhas atualizadas onde uma depende da outra pra funcionar.

A solução que encontramos!

Dessa forma, resolvemos criar um modelo de planilha simplificado, com filtros simples mas que ajudam a mostrar a você que está prospectando clientes como as coisas estão naquele momento da venda.

No fim das contas, o que uma empresa precisa saber sobre o seu comercial é:

  • – quanto em R$ está sendo prospectado;
  • quantos prospectos se tem naquele momento;
  • quais prospectos estão mais perto de fechar e quais deverá se dedicar mais para fechar negócio;
  • os dados principais de cada prospecto, tipo de projeto que está sendo negociado e um histórico de anotações sobre tudo que foi conversado e levantado sobre este projeto que está em prospecção;
  • um histórico de visitas a clientes.

Para empreendedores que gostam de números e saber realmente onde estão, o Excel é uma mão na roda para mensurar resultados e organizar a vida.

Então, pra você que está cansado de perder anotações importantes sobre as prospecções do seu negócio, quer um pouco mais de sobriedade no seu setor comercial e, antes de ir pra algum software, quer entender como funciona seu processo de vendas e começar a ter a prospecção mais organizada, temos o prazer de disponibilizar para você uma planilha para gestão de prospecção de clientes que pode te ajudar a dar mais foco para o seu setor comercial de forma simples, eficaz e totalmente customizável.

Só para te contextualizar sobre a planilha, você terá 2 abas no seu arquivo de Excel:

  • A primeira é a visão geral de todos os prospectos e suas principais informações
  • A segunda é onde se coloca um histórico de anotações sobre cada prospecto

Em ambas as planilhas é possível filtrar os resultados conforme for necessário.

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Essa planilha funciona mesmo?

Sim, desde que você deixe todos os dados cadastrados e sempre atualizados dentro da mesma.

Dessa maneira será fácil acompanhar o crescimento de sua prospecção e saber em que pé que está cada venda que ainda não foi concluída.

Lembre-se de que existem algumas etapas cruciais que devem ser executadas em cada venda e após isso, ser atualizado o status de sua planilha. A principal dela é a etapa de follow Up!

Como você já deve trabalhar com vendas, deve saber exatamente qual a importância de um bom follow Up em suas prospecções. Sem essa etapa bem executada, fica difícil concluir sua venda.

Como optamos por criar algo simples, nossa planilha não possui um campo somente para follow up, até por que não tem essa necessidade. Sabendo que o follow Up é apenas um nome dado a fase em que acompanhamos o processo de venda, a única coisa em que precisamos para saber como anda cada uma das vendas é ‘O estágio de prospecção’. Observe a primeira coluna na imagem abaixo:

estágio de venda serve como follow up na planilha de excel
Estágio de venda serve como follow up na planilha de Excel

Já conhece o Ziptime?

Agora se você preferir, assim como muitas pessoas estão fazendo, você pode testar a nossa ferramenta gratuita para prospecção de clientes online.

É simples como uma planilha de Excel e focada exclusivamente na gestão de prospecção de clientes.

Totalmente na nuvem, com o Ziptime você consegue ter uma visão clara e robusta dos prospectos ativos na sua empresa, filtrar por etapa do funil de vendas, produtos ou serviços, ter um histórico de quem indica clientes para você e sua empresa, compartilhar prospectos com sua equipe de vendas e manter um histórico de anotações para cada prospecto sem a necessidade de uma planilha de visitas a clientes em Excel.

É gratuito e pode ser um divisor de águas na sua prospecção de clientes.

Vem com a gente fazer história e dar uma nova cara para o seu departamento comercial.

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