Existem muitos tipos de vendedores com características diferentes. Você sabe qual o seu perfil, quais suas personalidades e quais características mais destacam em suas vendas?
Trabalhar com vendas é muito mais complexo do que aparenta. Os tipos de vendedores e suas características únicas são o que mais diferenciam esses profissionais.
Muitos vendedores já nascem com o dom, mas a maioria precisa aprender e se aperfeiçoar constantemente. E nesse caso não falta treinamentos.
Atualmente existe uma infinidade de tipos de treinamentos para vendedores, um mais impactante que o outro.
Alguns mais técnicos, outros mais didáticos e também existem os que são mais “impactantes”.
Cada tipo de vendedor tem suas respectivas personalidades em destaque e também qual uma área em vendas que ele mais domina (prospecção, engajamento/relacionamentos e fechamento).
Para começo de conversa é importante saber quais são os principais tipos de vendedores. Identifique qual é o seu e se aprofunde nele.
Principais tipos de vendedores
Dentro das vendas podemos dizer que temos 3 pilares, que representam os tipos de vendedores:
- Hunter
- Farmer
- Closer
Você já ouviu falar de alguns destes tipos?
Caso não, abaixo entrarei em detalhes de cada um deles. Identifique qual mais se encaixa em seu perfil e coloque força onde você é realmente bom.
1 – Hunter (caçador)
Esse é o vendedor responsável por encontrar novas oportunidades de vendas.
Geralmente são vendedores do tipo mais agressivos nas vendas e adoram buscar novos clientes o tempo todo.
Para isso é preciso estudar muito bem os melhores canais para prospectar clientes e também quais as melhores maneiras de fazer abordagens.
CUIDADOS:
O que precisam se atentar é que geralmente um vendedor do tipo Hunter é mais descontrolado e extrovertido, e acaba sendo difícil controlar a empolgação desses vendedores.
Algo que deve se atentar nesse caso é de guiar esses vendedores para que eles não percam o foco.
Esse tipo de vendedor tende a ficar doente (mais do que os outros tipos) por conta de seu excesso de energia gasto no dia-a-dia no trabalho de prospecção de clientes.
Para ter uma noção, um Hunter tem tanta energia que é quase obrigatório que ele realize alguma atividade física para liberar energia.
CARACTERÍSTICA PRINCIPAL:
Aumentar a carteira de clientes.
2 – Farmer (fazendeiro)
Ter um farmer é essencial para conseguir manter um relacionamento com os seus clientes.
O Farmer deve ser especialista nisso. Geralmente eles têm muita experiência e adoram estar conversando e mantendo relacionamento com clientes.
É um vendedor bom para trabalhar no pós-venda, e também pode apoiar bastante na fase de qualificação.
CARACTERÍSTICA PRINCIPAL:
Manter relacionamentos com clientes.
3 – Closer
É o responsável por converter os prospectos em clientes. Seu foco é “fechar as vendas”. Entra na fase final de negociação para contornar objeções e garantir que bons acordos sejam feitos.
É importante nesse momento ter uma pessoa especialista na geração de urgência para o potencial cliente. Dessa maneira fica muito mais fácil ganhar uma negociação de venda.
O vendedor Closer é especialista nesse assunto, e tem uma grande capacidade de conduzir e ser protagonista na maioria das reuniões em que ele entra.
CARACTERÍSTICA PRINCIPAL:
Fechar novas vendas.
Mais sobre closer de vendas.
3 personalidades de vendedores
Pragmático
Um tipo de vendedor muito determinado. Dificilmente terão obstáculos que irão pará-los, porém não ligam muito para a opinião das outras pessoas.
São muito mais independentes e centralizadores, pois gostam de estar no controle total das situações, pois acreditam que as outras pessoas não terão a mesma eficiência que eles nas ações.
Diplomático
É muito bom com relacionamentos, pois, o mais importante nesse caso é manter um bom relacionamento com as pessoas.
Tem um ponto negativo neste caso que é: evita correr riscos, por isso muitas vezes acaba mantendo muito relacionamento, mas não obtém resultados em vendas.
Analítico
Ser analítico é algo muito bom em alguns casos, mas como tudo em excesso, acaba atrapalhando muitas vezes.
Vendedores analíticos tem muita facilidade em encontrar soluções para a maioria das coisas, porém, quando começam a defender suas opiniões, podem se complicar nas negociações.
O problema é que estão sempre certos (na cabeça deles) e isso acaba sendo chato para a maioria dos clientes.
Se você se identifica como um analítico, é importante se atentar a isso.
8 Características ruins de vendedores e como melhorar:
- Falador
- Escute seus clientes
- Agressivo/empurrador
- Venda apenas o que o cliente precisa. Vai chegar uma hora que o cliente não lhe atenderá mais.
- Negociador
- Estude mais suas soluções (para agregar mais valor nas vendas)
- Manipulador
- Seja honesto
- Chato
- Seja atencioso
- Mágico (aguarda as vendas acontecerem)
- Seja um CAÇADOR
- Desinformado
- Informação é tudo. Esteja sempre atualizado.
- Consultivo
- Seja um especialista no assunto e ajude seu cliente
- Tenha um bom atendimento (4 A’s)
- Abordagem boa
- Apresente-se bem
- Atendimento
- Agradecimento
Se você encontrar quais as características que atrapalham suas vendas e estiver disposto a mudá-las, tenho certeza de que você vai aumentar e muito suas vendas.
Muitos vendedores têm um grande problema: não gostam de aprender e acham que vender é simplesmente empurrar um produto ou serviço para o máximo de pessoas até baterem suas metas.
Agora você viu o grande “leque” de informações que existem quando falamos sobre o assunto vendas.
Aprimore-se na maioria dos tópicos que levantei nesse artigo e tenha uma garantia de que você será um vendedor melhor.