Realizar uma venda não é algo simples, pois existem muitas etapas que devem ser passadas e vencidas com o potencial cliente (prospecto) para torná-lo um cliente.
O Ziptime é uma ferramenta que auxilia os vendedores a vencer todas essas etapas a partir de uma boa gestão de cada prospecto.
Para se ter uma boa gestão nas vendas, existem algumas regras essenciais e uma das maiores delas seria Ter uma visão clara do processo de prospecção e vendas.
E quando estamos falando de vendas, uma das visões mais importante que precisamos ter é a etapa em que cada prospecto está, não é mesmo? Por exemplo:
- Cliente a prospectar
- Em negociação
- Aguardando retorno
- Enviar proposta
- Negócio fechado
As etapas do ‘funil de vendas’ variam muito de acordo com cada modelo de negócio ou mercado, pois o funil de vendas deve ser construído conforme o processo de vendas de sua empresa e é por isso que no Ziptime conseguimos editar, deletar ou adicionar novas etapas no funil.
Agora vamos falar da visualização dos seus prospectos.
No Ziptime, atualmente temos duas maneiras de visualizar os prospectos: a visualização em Lista e a visualização em Colunas (visão em formato de funil).
Visualização dos prospectos em lista
Aqui você pode ver os seus prospectos como se fosse uma lista de um Excel, com um prospecto por linha junto com seus principais dados.
Quando utilizar
Ideal para ordenar colunas (Ex: se você quiser ordenar a visualização dos prospectos por valor da prospecção, data de próximo contato, etc.) Nesse formato de visualização todas as colunas podem ser ordenadas.
Caso você queira ter uma visão dos dados de cada prospecto.
Visualização em colunas (funil)
Essa é uma visão mais intuitiva para análises do andamento das prospecções do seu negócio. Aqui você consegue ter uma visão do seu funil de vendas e saber como estão suas conversões de uma etapa para a outra.
É importante ficar sempre de olho no funil para identificar onde estão os gargalos, falhas e as forças em suas vendas, dentre outros detalhes que podem ser analisados.
Editor simples e rápido para o formato de colunas (arrasta e solta)
Nosso funil possui uma grande facilidade no gerenciamento de seus prospectos, para que você possa ganhar tempo na gestão das vendas.
Conclusão
Qual o melhor tipo de visualização dos prospectos no Ziptime?
Vai depender do tipo de negócio e do tipo de análise que deseja ter de seu fluxo de vendas. Se prefere uma visão macro, visualizando os prospectos em cada etapa do funil, o ideal é a visual em colunas.
No entanto, se prefere uma visão um pouco mais analítica, ordenando os prospectos por vendedor ou data de próximo contato, por exemplo, ver seus prospectos em formato de Lista é o ideal.
O importante é estar sempre de olho nas etapas de vendas e não se esquecer de dar follow up para seus prospectos, pois a falta de follow up é um dos fatores que mais causam perda de vendas.