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Qual o tempo ideal para um Follow-up?

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O tempo de Follow-up é determinante para o processo de vendas entre o cliente e o vendedor.

Ao decidir dá continuidade com a venda para algum determinado cliente, o tempo de Follow-up já precisa está definido pelo vendedor e, é sobre isso que você aprenderá nesse artigo.

Tempo de Follow-up. O que é Follow-up?

Follow-up é uma palavra em inglês que possui os seguintes significados: acompanhamento, sequência e continuidade. Esse termo é muito usado na relação vendedor e cliente, ou seja, quando ouvimos falar de Follow-up nada mais é que o acompanhamento que a empresa ou o vendedor está fazendo com o cliente até chegar à venda ser concretizada.

Esse acompanhamento pode ser feito por telefone, WhatsApp, e-mail, Skype ou o Customer relationship management (CRM) ou até mesmo visitas presencias, não existe uma regra para seguir basta apenas escolher o meio de comunicação que funciona para os ambos.

O Follow-up dispõe de apenas um objetivo: vender. Isso significa que todo a continuidade que o vendedor estabelece com alguns determinados clientes é na esperança de fechar a venda, com um Follow-up bem-feito e planejado o objetivo é alcançado.

Como ter sucesso no Follow-up?

Antes de qualquer coisa você precisa conhecer o perfil do seu cliente. Os nichos vão vários e cada um tem uma personalidade diferente.

O primeiro passo é estudar o seu cliente e conhecer a dor dele, assim você saberá usar a estratégia certa e o atendimento será personalizado. Feito isso estabeleça a estratégia do funil de vendas.

Descubra a dor do seu cliente, reconheça esse problema e dispõe-se em resolver o problema dele. Com esses pontos esclarecidos e definidos o tempo de Follow-up acaba sendo reduzido.

Importância de fazer Follow-up no prazo correto

Após estabelecer o primeiro contato com o cliente é hora de praticar o Follow-up. O tempo de Follow-up vai depender da estratégia e disposição do vendedor.

O segundo contato com o cliente nunca pode ser muito longe, geralmente na primeira conversa o cliente estipula uma data em que o vendedor pode retornar, caso isso não aconteça o vendedor deve ter essa iniciativa e perguntar quando ele pode entrar em contato novamente.

Tente definir o retorno em até uma semana, assim o cliente não se sente abandonado e nem que é só mais um das dezenas de pessoas que àquele vendedor deve ligar ao longo do dia.

Pois bem, agora a empresa precisa criar um relacionamento até que o contato torne-se de fato um cliente, ele precisa se sentir importante e identificar que na empresa está a solução para os seus problemas.

Essa convivência estreita o tempo de Follow-up e o vendedor não precisa ficar longos meses no mesmo lugar com um único cliente.

Como ter um Follow-up ativo

Para ter um Follow-up ativo e diminuir ainda mais o tempo de Follow-up, a empresa precisa saber como vender.

Ao apresentar o produto para o cliente separe todos os pontos importantes da empresa ou do produto e destaque-os.

Usar a fórmula 1-2-3-4 é uma ótima estratégia, que seria:

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  • Definir todo o produto ou serviço;
  • Desmembrar as vantagens do produto ou serviço;
  • Falar sobre a empresa;
  • Ofertar o produto ou serviço.

Lembrando que todo esse processo faz parte do tempo de Follow-up e a organização, a dedicação e a constância também faz parte do acompanhamento.

Ao concluir a venda o tempo de Follow-up acaba sendo indefinido, uma vez que ao ser estabelecido um vínculo com o cliente ele precisa continuar mesmo após ter conseguido vender.

Mande e-mail de agradecimento, faça ligações ou marque até mesmo uma reunião perguntando como está o determinado produto. Já que esse processo faz parte do Follow-up.

Quando desistir de algum Follow-up?

Um bom vendedor deve saber o tempo de Follow-up e isso inclui o momento que ele começa e também quando termina.

Saber identificar quando encerrar o Follow-up com algum contato, todo vendedor deve saber. Ao contrário disso o vendedor pode ser insistente demais e perder aquele que seria um potencial cliente no futuro.

Mesmo abordando as melhores estratégias e agindo sempre no tempo de Follow-up certo, existem alguns clientes que a venda não será concluída. No tempo de Follow-up encontra-se dois tipos de clientes em potencial.

O primeiro é aquele que deixa claro que não efetuará a compra ou contratar o produto. O motivo pode ser porque não se identificou com a empresa e encontrou a solução para os seus problemas em algum outro lugar.

Sendo assim, a decisão do cliente precisa ser respeitada e o tempo de Follow-up encerra-se nesse exato momento.

Já o segundo tipo de cliente informa que não tem interesse no produto ou que não precisa dos seus serviços no momento.

Com esse cliente o tempo de Follow-up é rompido durante algum tempo e futuramente ele pode ser abordado com uma estratégia e um produto melhor.

Conclusão

Como já vimos o planejamento e a organização são o segredo para ter um Follow-up de sucesso e consequentemente evita perder tempo com algum cliente.

Dessa forma faça uma rotina de prospecção. Defina quando vai entrar em contato e o meio de comunicação que vai utilizar.

Um recurso que toda empresa deve investir antes, durante e após o tempo de Follow-up é no marketing de conteúdo.

Lembre-se que as redes sociais são uma ótima ferramenta para expor o seu produto ou serviço. Ou seja, ela passa a ser a sua vitrine e é por isso que o marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosa.

Assim você também já informa o seu cliente e mostra a autoridade e influência que você possui sobre o produto.

Por fim, o Follow-up compõe-se no vínculo que a empresa estabelece com o cliente. O quanto o vendedor está disposto a dar continuidade com o cliente que determinará o tempo de Follow-up que vai durar.

Gostou de saber sobre tempo de Follow-up? Não esqueça de compartilhar para que mais pessoas e empresas entendam mais sobre esse assunto, melhorando ainda mais suas potencialidades.

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