Desde muito tempo, sempre houve uma grande busca por aprimoramento nas vendas, com isso o mercado de “Treinamento para vendas” não para de crescer.
Existe uma grande variedade de tipos de treinamentos para vendedores, desde treinamentos mais didáticos, até treinamentos mais impactantes, os que lidam com emoções e crenças.
Os Principais tipos de treinamentos para vendedores
Independente se você é um vendedor do comércio, vendedor de loja, vendedor de consórcio ou até mesmo, um vendedor externo, é importante se manter sempre atualizado para garantir bons salários não é mesmo?
Visto dessa forma, podemos dizer que os treinamentos para vendedores são na verdade, investimentos feitos em você mesmo.
Conheça nesse artigo quais são os tipos de treinamentos que você pode realizar:
- 1 – Treinamento imersivos sobre vendas
- 2 – Treinamento online sobre vendas
- 3 – Palestras sobre atualidades de vendas
- 4 – Treinamentos In Company para engajamento de equipe
- 5 – Treinamentos dos produtos ou serviços da empresa
- 6 – Treinamentos de PNL (Programação Neuro Linguística)
- 7 – Treinamentos motivacionais
- Bônus
Esses são os principais tipos de treinamentos para vendedores. Para cada um deles você pode ver que existem vantagens e desvantagens, mas algo que é importante se atentar quando for escolher o seu, é que é o responsável pelo treinamento.
Confiar em profissionais qualificados e com bom histórico de vendas é algo primordial.
1 – Treinamento imersivos sobre vendas
Essa é uma metodologia extremamente impactante para qualquer um que realiza.
Os treinamentos imersivos de vendas, propriamente por serem uma imersão (assim como o nome diz), acabam levando você a um nível extremo de envolvimento com o treinamento.
As imersões geralmente podem durar de 2 a 7 dias seguidos de muito conhecimento e prática.
A intensão é passar uma grande quantidade de conteúdo e ao mesmo tempo praticar as técnicas aprendidas, dessa maneira você realiza realmente um treino de vendas.
2 – Treinamento online sobre vendas
Outro excelente tipo de treinamento, são os vendidos online por gurus do marketing ou até mesmo por grandes autoridades no assunto.
A maior vantagem desses treinamentos são os valores cobrados. Geralmente eles são um pouco mais baratos do que os presenciais, pois não exigem uma estrutura física para os alunos.
Desvantagem: Diferente dos treinamentos imersivos, um treinamento online não irá fazer com que você se envolva tanto com o conteúdo, até por que no dia-a-dia temos muitas distrações e isso faz com que não conseguimos focar 100% no conteúdo.
3 – Palestras de vendas
As palestras são geralmente mais rápidas e focadas em um tema principal.
Procure por palestras que agreguem valor em suas vendas e vá sem medo.
Além de você aprender ótimos conteúdos você também terá a possibilidade de realizar um bom network com outros vendedores.
4 – Treinamentos In Company para engajamento de equipe
Se você tem uma equipe de vendas, que tal fazer um treinamento em equipe?
Grandes empresas sempre investem em treinamentos in company. Pois os resultados são muito satisfatórios nesse caso.
Além de aprender muito seus vendedores também aprendem a trabalhar em equipe e entendem que a empresa necessita de todos trabalhando em conjunto e não cada um trabalhando por si.
5 – Treinamentos dos produtos ou serviços da empresa
Como você vai vender algo que não conhece?
Parece besteira, mas existem muitos vendedores ai que acabam se esquecendo de passar um treinamento de venda de seus próprios produtos para seus vendedores, e como resultado, acabam tendo uma grande dificuldade para vender seus produtos ou serviços.
Quando falamos de uma equipe de vendas, temos que pensar em muitos detalhes, muitos processos (passo-a-passo) e acima de tudo que todos os vendedores sigam um playbook de vendas corretamente.
6 – Treinamentos de PNL (Programação Neuro Linguística)
A PNL (Programação Neuro Linguística) é um passo mais avançado para quem deseja se tornar um verdadeiro profissional em vendas.
Trata-se de técnicas avançadas de comunicação e hacks para lidar com conflitos externos e internos.
Esse é um investimento um pouco mais alto, mas com toda certeza vale muito a pena investir em um treinamento desses.
7 – Treinamentos motivacionais
Outra parte muito importante para qualquer vendedor é a motivação. Frases motivacionais e treinamentos são essenciais para manter um vendedor sempre com uma energia acima do padrão.
Dessa forma é mais fácil o potencial cliente sentir a energia do vendedor e ter mais confiança na hora de realizar uma compra.
Existem muitos tipos de treinamentos motivacionais que podem ajudar vendedores e um deles muito bom é o famoso Leader Training.
Ainda há muitos tipos de treinamentos e ações que podem ser feitos em equipe para motivar seus vendedores.
- Dinâmicas em grupo;
- Dinâmicas de feedback POSITIVO;
- Premiar metas batidas;
- Entre outras ações que podem motivar seus vendedores.
Com toda a certeza o desempenho dos vendedores será muito maior e consequentemente suas vendas aumentarão.
Bônus – Cursos e palestras de vendas gratuitos
Caso você esteja com o orçamento mais limitado, outra alternativa é encontrar por cursos e palestras de vendas gratuitas.
Em sua cidade, com certeza devem ter muitas empresas fazendo isso, porque muitos profissionais que ministram cursos, costumam a fazer esse tipo de evento gratuitamente para atrair novos clientes.
Mas caso não tenha, não há problemas, podemos encontrar também alternativas online. Confira abaixo algumas:
Curso de vendas gratuito pelo SEBRAE
Vender mais é consequência de vender melhor. Aprenda a definir metas e ações para conquistar mais clientes e gerar melhores resultados para o seu negócio.
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Conclusão
Com tantos treinamentos e cursos disponíveis no mercado, só não vende que realmente não quer!
O importante é saber que vendedor desatualizado não vende. Se você deseja ser um vendedor de primeira ou ter uma equipe de vendas acima do padrão, será necessário investir muito em treinamentos, palestrar e cursos de vendas.
Espero ter ajudado em suas escolhas. Mas caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários.