Ao saber quais são as 3 vantagens de ter uma prospecção ativa em seu time de vendas, você verá o como pode ser prejudicial a sua empresa, não ter uma prospecção ativa. Veja a seguir, quais são essas vantagens.
Mas afinal, como eu faço para ter uma prospecção ativa em meu time comercial?
Confira abaixo 4 etapas essenciais.
Etapa 1 – Desenhar o perfil do consumidor
Esta etapa nos ajuda no aumento da conversão. Entender quem é o seu potencial cliente vai ajudar a ser muito mais assertivo nas vendas.
Etapa 2 – Ter uma base de dados
Aqui devemos colocar as informações em um sistema de informação. Vai ser essencial para você não se esquecer de nenhum detalhe da prospecção, seja dados de contato ou dados de reuniões com o prospecto.
Sugerimos que você utiliza a plataforma Ziptime (Cadastre-se no Ziptime gratuitamente clicando aqui).
Etapa 3 – Fazer uma campanha de Cold Mails
Nesta fase, faremos contato com os e-mails que temos em mãos. Aqui também podemos encontrar boas oportunidades de negócios.
Etapa 4 – Transferir oportunidades para um closer de vendas
Após a captação e encontrar a solução ideal para o lead, o executivo de vendas irá finalizar o processo.
Agora que você sabe quais são algumas das principais etapas, vamos mostrar 3 vantagens de ter prospecção ativa em seu time de vendas.
Vantagem 1 – Conseguir ser previsível
Ao analisar suas taxas de resposta, conversão e de ROI, você é capaz de fazer a previsão de quanto tempo terá que esperar para retornar para esse prospecto.
Lembrando que para conseguir analisar esses dados, você precisa utilizar uma plataforma que te de liberdade de anotar esses dados. Indicamos o Ziptime.
Vantagem 2 – Encontre os clientes ideais
Os seus clientes ideais com toda a certeza estão por aí esperando alguém oferecer a solução que ele precisa. Se você praticar a prospecção ativa em sua empresa, será muito mais fácil encontrar o seu cliente. Caso contrário, os seus concorrentes se encarregarão realizar esse feito.
Vantagem 3 – Você sai na frente da concorrência
Como dito acima, os potenciais clientes estão por aí esperando alguém ajudá-lo. Quem encontrar primeiro e fizer a venda correta, ganhará mais um cliente em sua carteira, já os demais… Saia na frente de sua concorrência praticando uma prospecção ativamente e saia na frente, sempre!
#BONUS: Mais algumas vantagens da prospecção ativa!
Algo que é muito importante quando estamos falando do assunto vendas, é conhecer exatamente qual é a jornada de compra do consumidor.
Com isso podemos entender como o consumidor chegou até determinado canal (site, blog ou rede social) e uma das ferramentas que é capaz de nos ajudar a identificar isso, é justamente a prospecção de clientes.
Com a ajuda da internet, utilizamos muitos canais de contato com os consumidores e apenas os que nos autorizam é que entramos em contato, por exemplo:
- Por meio de um formulário ou de uma landing page, podemos pedir “permissão” de contato com o lead.
- Por meio de Whatsapp, também pedimos essa permissão;
- Ou até mesmo por meio de mensagens pelo Instagram ou Facebook, pedimos autorização para se comunicar com ele ao nos tornar amigo ou seguidor dessa pessoa.
O grande problema disso é que tem muita informação descentralizada nessas ações de marketing digital, e é ai que entra uma ferramenta de gestão de prospectos.
Ao utilizarmos bem esse tipo de ferramenta, além de termos essas informações centralizadas, também podemos fazer análises de comportamento de nossos consumidores com os dados ali registrados.
Faça bem feito e tenha mais vantagens
Quando a prospecção de clientes é feita da maneira correta pelos vendedores as chances das vendas aumentarem são grandes.
Dentre as vantagens estão as seguintes:
1 – Maior satisfação do prospecto
Isso ocorre porque, quando você prospecta a intenção é conquistar o afeto daquele prospecto e assim futuramente, transformá-lo em um cliente ou parceiro.
É importante também não forçar nenhuma venda, mas sim ajudá-lo de alguma maneira.
Caso sua solução não o atenda perfeitamente, indique outra solução que atenda suas necessidades.
É muito melhor você perder um cliente, porém ganhar um evangelizador de sua marca, do que vender algo que não irá deixá-lo satisfeito e futuramente ele sair falando mau de suas soluções.
2 – Maior taxa de conversão
Quando você faz uma prospecção de clientes, você também faz uma varredura no seu campo de atuação, selecionando assim apenas as melhores oportunidades.
Desta maneira o seu time comercial terá maior facilidade em fechar as vendas e gastará menos tempo com atendimento a prospectos frios.
3 – Aumento no número de vendas
É claro que suas vendas irão disparar também. Se você ainda não faz prospecção de clientes, você com certeza está deixando um espaço maior pra sua concorrência, porque eles com certeza fazem isso.
Ter uma equipe focada somente na prospecção de novos clientes é uma ótima maneira de trazer vendas.
Não preciso falar mais nada não é mesmo? Pois, não há nada melhor do que um aumento nas vendas.
E cá entre nós, tem muita gente que não pratica a prospecção e tenta vender diretamente, somente fazendo marketing e oferecendo produtos ou serviços de qualquer forma, por conta disso acabam perdendo uma grande parte de potenciais clientes.
Isso significa que o mercado está carente de bons atendimentos e cheio de potenciais clientes aguardando sua prospecção 😉
Mexa-se Agora!
Agora que você já viu o quanto é vantajoso ter uma prospecção de clientes ativa em seu time de vendas, está na hora de dar um grande passo, começar a utilizar uma boa plataforma online para gerenciar os seus prospectos. Recomendamos o Ziptime.
O Ziptime pode ser utilizado para você e sua equipe de vendas, já que é possível cadastrar mais de um usuário, ainda você vai poder ter acesso a todas as prospecções do seu time de vendas, já que o Ziptime exibe os prospectos de todos os usuários para o administrador da equipe (configure facilmente o nível de usuário administrador na sua ferramenta).
Espero que o artigo tenha lhe ajudado. Deixe a sua opinião ou dúvida nos comentários, será um prazer respondê-lo.