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5 reais motivos para trocar as Planilhas do Excel por um CRM

Todo vendedor de respeito precisa de alguma forma ter sua prospecção organizada, com todos os contatos e oportunidades.

E se você está neste artigo é porque já trabalha desta forma ou deseja trabalhar, então neste texto queremos ajudá-lo a melhorar ainda mais suas vendas te mostrando a importância de evoluir e sair das planilhas.

O que é um CRM?

Antes de sair das planilhas é importante que você saiba minimamente o que é um CRM e a importância de usá-lo em seu dia-dia.

A Sigla CRM significa (Customer Relationship Management ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente), então basicamente é uma ferramenta que te possibilite armazenar dados e o histórico da negociação/relacionamento que você está tendo com um potencial cliente.

Minimamente é isso que um CRM precisa fazer por você, mas é claro que ele não para por aí, ou pelo menos não poderia parar.

Hoje praticamente todos os CRM no mercado acabam oferecendo diversas outras funcionalidades, alguns importantes, outras nem tanto e outras inúteis no dia-dia, por isso aqui vamos falar apenas de vantagens reais na hora de trocar sua planilha por um CRM. Vamos lá?!

1 – Dados sempre atualizados

Em CRM é muito mais simples separar todos os dados de cada cliente, pois, cada um deles vai ter sua própria sessão quando clicar no nome deles, aonde você vai ter acesso a todas as informações como (Nome, Contato, Telefone, E-mail, faze da negociação, responsável e data do próximo contato) e com isso alterar ou corrigir algum dado é muito mais fácil e com um menor risco.

Sem falar que a maioria dos CRM hoje possuem Aplicativos e com isso você pode atualizar os dados aonde e quando quiser.

2 – Aumento da produtividade

Em uma planilha na maioria das vezes é complicado achar o prospecto desejado e as coisas não ficam muito bem organizadas ou separadas como esperado, dificultando assim a checagem de alguma informação ou dado que necessite, tomando assim um tempo gigantesco.

Por isso quando trabalhamos com um CRM nossa produtividade aumenta muito, pois cada prospecto está devidamente separado, seja essa separação por faze de negociação, responsável pela negociação ou data de próximo contato, sem falar que o CRM te entrega vários filtros pelo qual você rapidamente encontrará o prospecto desejado.

Também é importante citar neste ponto que a sua produtividade não vai aumentar só devido a melhor organização e facilidade de encontrar as coisas, também aumentará pelo fato de o próprio CRM te notificar quais as suas atividades programadas para o seu dia, levando em conta a data do próximo contato e com isso você conseguira por energia no prospecto certo e da forma certa, pois dentro de cada prospecto você precisa tratar naquele dia, você terá todo o histórico da negociação e o que precisa ser feito, sem precisar buscar na memória ou ficar retomando o assunto toda vez que for falar com o cliente, passando assim até mais segurança e profissionalismo para o seu Lead.

3 – Compartilhamento seguro em equipe

Por incrível que pareça ainda existe empresas aonde seu time comercial gerencia suas prospecções por planilha e isso dificulta muito, pois qualquer delete em algum campo pode comprometer toda uma negociação, sem falar que todos os vendedores acabam vendo tudo que o outro vendedor esta envolvido e podendo gerar até mesmo conflito de interesses ou uma disputa desleal entre seus vendedores.

Por esses e outros motivos, se você tem 2 ou mais vendedores é fundamental migrar das planilhas para um CRM, pois cada vendedor terá seu próprio acesso e verá apenas os leads com quem esta trabalhando ou que foi direcionado a ele e apenas o Administrador consegue ver todos os prospectos de seus vendedores.

Isso faz com que o compartilhamento e a delegação de prospectos se tornam exclusivos e se necessário trocar de vendedor basta apenas um clique e mudar o responsável pelo atendimento e negociação e esse outro vendedor passa a enxergar o prospecto.

4 – Não perder mais compromissos

Já foi comprovado que um dos maiores motivos de perder vendas é a falta de Follow-up e quando você faz um controle por planilhas isso se torna mais constante, pois, se você não utilizar alguma outra ferramenta que lhe avise dos compromissos que tem com seus prospectos, a planilha não fará isso por você.

Então usar um CRM facilita sua vida pois ele mesmo se encarregara de guardar as informações e te enviar notificações dos compromissos, seja por e-mail, ou SMS, ou push notification, dependendo das funcionalidades disponíveis no seu CRM de escolha.

5 – Ter um histórico da negociação centralizado.

Mais uma grande evolução ao usar um CRM e não uma planilha é a possibilidade de cadastrar todo o histórico da negociação no mesmo lugar, que é dentro da card do próprio Lead, para quando você receber a notificação que precisa retomar o contato, tudo esteja em um mesmo lugar, tanto os dados como tudo que já conversaram.

Assim quando for avançando a negociação você sempre estará bem atualizado de tudo que já foi falado, necessidades e negociação estarão no mesmo lugar e não espalhado em uma agenda ou em uma nota no Word entre outros lugares que você possa colocar e até se esquecer.

Como devo fazer essa troca?

Se após ler esses 5 motivos que lhe passamos, você quiser mesmo sair da Planilha para um CRM, então é fundamental que você busque o que realmente faça sentido para o seu negócio, não adianta ir para um CRM muito complexo e cheio de funcionalidades sendo que o que você precisa é apenas um bom gerenciador de prospectos que lhe permita uma maior autonomia e agilidade.

Não queira sair de um Carro popular direto para uma Ferrari, pois a complexidade e custo vai fazer você se decepcionar e acabar voltando para o popular.

Então o importante quando você for sair da Planilha é buscar um CRM simples e intuitivo e que te entregue exatamente o que você precisa, que basicamente é uma boa organização por etapas de funil, todos os contatos centralizados em apenas um lugar, notificação de compromissos e segurança de dados.

Tenho certeza de que você que controla seus leads em planilhas tiverem apenas esses itens que citei acima, sua produtividade e resultados já aumentarão pelo menos 30%.

Pensando nisso nosso próprio CRM do Ziptime te possibilita testá-lo por 15 dias sem custo nenhum, mas se dentro dos 15 dias você entender que ele atende suas necessidades, aí sim você pode solicitar um upgrade.

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