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Escale suas vendas vendendo para quem já é cliente!

O pós-venda é um dos momentos cruciais do relacionamento entre vendedores e clientes.

Mesmo sendo uma etapa da venda pouco citada e discutida em postagens sobre o assunto, esse é um dos passos fundamentais para assegurar novas vendas no futuro.

Mas você pode estar se perguntando: o que exatamente é pós-venda?

Bem, neste artigo vamos aprender um pouco mais sobre o assunto.

Dessa forma, você pode descobrir mais sobre o assunto e, como resultado, se tornar um vendedor ainda melhor! Vamos lá?

O que é pós-venda?

Clientes felizes

Em primeiro lugar, precisamos aprender qual é a definição inicial de pós-venda.

De forma resumida, podemos dizer que a pós-venda é todo o atendimento que acontece após a venda de seu produto ou serviço.

Isso significa que o pós-venda é a assistência técnica, o oferecimento de serviços de manutenção, entre outros.

Acima de tudo, é a empresa demonstrar que se importa com o cliente após finalizar sua venda.

Esse pós-venda é necessário para criar um vínculo duradouro com seu cliente.

Em outras palavras, é um cuidado contínuo com o objetivo de obter a lealdade e a confiança do seu cliente por um bom tempo.

Com o sucesso em uma pós-venda, bem-feita, você será capaz de obter incontáveis benefícios e vantagens em longo prazo.

Pós venda bem feito - Cliente feliz

A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre elas.

Principais Vantagens de um pós-venda bem-feito

Como citamos acima, a existência de um pós-venda bem executado pode trazer inúmeros benefícios para sua empresa, a médio e longo prazo.

Desse modo, é interessante saber sobre as principais vantagens apreciadas pelos vendedores e pela empresa após um trabalho bem-feito.

Como resultado, sua equipe pode se tornar ainda mais motivada em suas tarefas.

Que tal, vamos conhecer as principais vantagens de um bom pós-venda?

1. Maiores chances de cliente satisfeitos

Ao cuidar do tratamento do seu cliente após a venda, você vai ter maiores chances de conseguir um cliente satisfeito com seu produto e com os serviços de sua empresa.

Isso significa que, com clientes satisfeitos, sua empresa vai ter uma maior quantidade de feedbacks positivos, atraindo ainda mais clientes!

2. Oferecimento de serviços adicionais (aumento do LTV)

Outra grande vantagem em ter um bom pós-venda é criar oportunidades para oferecer serviços adicionais aos seus clientes.

Em outras palavras, você vai abrir as portas para novas oportunidades de venda.

Serviços adicionais como cursos, workshops, garantias estendidas e outros produtos similares podem ser oferecidos para o mesmo cliente.

Oferecendo produtos para seu público-alvo, as chances de sucesso são ainda maiores.

Dessa forma você poderá aumentar o seu LTV (Lift Time Value).

O LTV é basicamente a quantidade de dinheiro que seu cliente deixa em sua empresa enquanto é cliente. Aumentar esse valor é fácil quando se tem um bom pós venda, afinal é muito mais fácil vender para quem já é cliente, pois ele já confia em você e seus produtos.

3. Diferenciação dentro do seu nicho

Um dos grandes objetivos de qualquer negócio é se destacar entre as empresas concorrentes. Com uma empresa aperfeiçoada, mais clientes vão entrar em contato com sua marca e, consequentemente, mais vendas vão ser finalizadas.

Por esse motivo, é muito importante que sua empresa tenha um atendimento de pós-venda excelente. Dessa forma, você e sua equipe terão um grande diferencial entre as outras empresas, aumentando sua fama e faturamento.

4. Melhoramento de sua empresa

Quando pensamos sobre o melhoramento da empresa, pensamos em investimentos financeiros ou em investimentos em cursos, ou workshops.

Essa maneira de desenvolvimento empresarial é válida e necessária, mas quando falamos sobre pós-venda, conseguimos obter outro tipo de melhoramento.

Esse melhoramento vem das opiniões e sugestões do público, que consomem seu produto ou serviço.

Com o feedback recebido de clientes na fase da pós-venda, você pode analisar as respostas e investir em problemas e falhas apontadas por seu público-alvo.

Como resultado, temos uma empresa mais envolvida e conectada com seus clientes. Esse momento de vulnerabilidade mostra uma empresa honesta e aberta a mudanças, o que é uma ótima imagem para passar aos seus clientes.

5. Fidelidade de seus clientes

Por último, mas não menos importante, temos a fidelidade do cliente. Isso significa que, com um bom atendimento durante o pós-venda, o cliente estará mais inclinado a comprar novamente em sua empresa.

Com isso, temos um crescimento na satisfação do cliente, além de um aumento das vendas, o que resulta em mais benefícios tanto para o cliente quanto para sua empresa!

Como fazer um pós-venda (mãos a obra)

Mãos a óbra

Agora, depois de aprender um pouco mais sobre as vantagens e benefícios de executar um bom atendimento durante o pós-venda, vamos aprender como fazê-lo da forma correta!

A seguir, vamos conhecer passo a passo como executar a melhor pós-venda possível, para agradar seus clientes e ajudar sua empresa a crescer cada vez mais!

Afinal, da muito trabalho prospectar clientes e conquistá-lo, agora que isso foi feito, vamos trabalhar no sucesso do pós-venda.

1. Atendimento Imediato

Após o fechamento da venda, sua pós-venda já deve ser imediata. Em outras palavras, você precisa oferecer suporte para seu cliente desde o primeiro.

Isso significa que seu cliente vai se sentir valorizado pela sua empresa, e estará mais propenso a comprar novamente.

2. Pesquisa de Satisfação

Para transformar seu pós-venda em algo ainda mais especial para o cliente, faça uma pesquisa de satisfação! Dessa forma, ele vai se sentir importante para o processo da empresa, além de ajudar sua empresa com feedbacks!

3. Tenha diferentes canais de comunicação para o follow up

No momento de contatar seu cliente durante o período de pós-venda, utilize diferentes canais de comunicação.

Envie e-mails de qualidade, sem envio de spans (e-mails apenas com propaganda que não agregue valor ao cliente), oferecendo novos serviços e complementos com sabedoria e nos momentos adequados.

Além disso, invista em chatbots que conseguem reconhecer se um cliente recorrente acessou seu site. Uma mensagem personalizada por dar o empurrãozinho para que seu cliente finalize mais uma compra!

Serviço online de pós-venda Honda (Exemplo a se seguir)

Quando falamos sobre pós-vendas, a Honda está com suas estratégias prontas e sendo executadas sem problemas. A novidade recente em seu atendimento é a implantação de um serviço online de pós-venda.

A empresa criou uma plataforma digital, onde seus clientes podem conferir preços de revisão, de peças que precisam, além da possibilidade de agendamento de serviços.

O catálogo da plataforma é completo e conta com imagens reais de alta resolução. O pagamento é feito para a concessionária de sua cidade, e o cliente pode receber as peças em domicílio.

Com um serviço tão detalhado e inclusivo, a Honda torna-se um exemplo positivo sobre o que fazer para satisfazer seu cliente no processo de pós-venda!

Mensagens pós-venda

Para finalizar, vamos conhecer dicas para escrever mensagens utilizadas durante o período de pós-venda. Essas mensagens têm o objetivo de demonstrar ao seu cliente que você está disponível e pronto para ajudá-lo.

Com essas dicas, você vai conseguir criar mensagens válidas e importantes para seus clientes!

  1. Utiliza palavras dramáticas como surpreendente, sensacional, incrível, entre outros;
  2. Faça perguntas provocativas, que vão chamar a atenção do leitor;
  3. Crie uma surpresa para seu cliente, como um desconto ou oferta limitada;
  4. Ofereça uma oferta baseada em suas compras anteriores, para que ele se sinta valorizado pela empresa.

A etapa de pós-venda é um dos momentos mais importantes da carreira de um vendedor. Criar a fidelização de clientes é o caminho para um crescimento da sua empresa.

O que você está esperando?

Use as dicas presentes neste artigo e invista em sua empresa! Seu futuro só depende de você!

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