Pular para o conteúdo
,

Passando o Bastão do SDR para o Vendedor (Closer)

O que é SDR?

Antes de falar sobre a passagem de bastão é importante que você saiba o que é o SDR dentro do time comercial.

Basicamente ele é o profissional responsável pelos primeiros atendimentos e pré-qualificação dos Leads. Mas também pode ser o responsável pela prospecção de clientes, caso a coleta de lead seja por outbound.

Clique aqui para conhecer mais a fundo o que é um SDR e suas funções.

SDR

O que é Closer?

Agora que você já sabe o que o SDR faz, é importante falarmos sobre a outra persona tratada neste artigo, que é o Closer. O Closer é o responsável por atender os leads que foram qualificados pelo SDR e efetuar a negociação e venda para esse potencial cliente, usando técnicas de fechamento e gerando valor na solução oferecida.

Clique Aqui para entender melhor o que é um Closer e as obrigações do mesmo.

Close de vendas

O que é passar o bastão?

Passar o bastão é uma gíria baseada em uma modalidade do atletismo chamada de corrida de revezamento, aonde cada equipe é composta por 4 pessoas e cada uma delas corre uma parte da corrida, aonde o primeiro corredor leva um bastão em sua mão e a troca de corredor se dá por meio da passagem desse bastão de um corredor para o outro, só que esse bastão não pode ser transferido de qualquer jeito, na verdade ele tem a hora certa e os corredores precisam estar em perfeito entrosamento para que esse bastão não caia, fazendo a equipe toda perder a corrida, ou seja, ainda que os 2 primeiros corredores tenham obtido êxito na passagem do bastão se o terceiro corredor passar na hora ou do jeito errado o bastão para o ultimo corredor, isso pode causar a desclassificação ou perda da corrida.

CRM simples e intuitivoPowered by Rock Convert

Traduzindo isso para o meio comercial, essa gíria é usada quando o Lead ou cliente vai ser transferido de um setor para outro da empresa ou de um profissional para outro, sendo assim esse lead é o nosso bastão e da mesma forma que na corrida, é extremamente importante que ele seja transferido na hora certa e do jeito certo do SDR para o Closer e eles precisam estar em perfeito entrosamento, para que a corrida seja ganha e a venda aconteça.

SDR passando o bastão

Quando o SDR pode Passar o Bastão?

Como neste artigo falaremos de uma transferência de Lead dentro do próprio setor, sendo assim o que muda é o profissional e o papel deles perante o prospecto. Sendo assim o SDR só vai poder passar o bastão quando os seguintes itens forem concluídos.

  1. Primeiro contato – é o momento aonde o SDR vai estabelecer contato com o Lead e criar conexão entre ele e sua empresa.
  2. Pré-qualificação – na pré-qualificação o SDR tem a obrigação de fazer uma sondagem sobre a necessidade de cliente e entender se o que ele precisa está dentro dos serviços e produtos oferecidos pela sua empresa.
  3. Qualificação – aqui já é uma sondagem mais profunda sobre a necessidade, possíveis soluções, investimento e urgência do cliente.

Quando essas 3 fazer forem devidamente concluídas e o prospecto tenha sido aprovado em todas, aí sim já pode ser passado o bastão para o responsável pela venda da solução.

Como o SDR deve Passar o Bastão para o Vendedor (Closer)?

Sabendo então quais as responsabilidades do SDR e do Closer, precisamos agora entender como as informações devem ser passadas entre esses profissionais, pois para que o closer consiga ter mais efetividade nas vendas é importantíssimo ter informações precisas sobre necessidade, investimento, urgência e possíveis soluções para o problema, para assim oferecer o melhor produto ou serviço para a necessidade do lead

Então resumidamente falando, o SDR precisa tirar o máximo de informações possíveis sobre o projeto e necessidade do lead, para que o vendedor faça o atendimento personalizado e focado na solução a ser vendida.

O Uso de um CRM para fazer essa passagem de bastão acaba sendo a melhor escolha e facilita muito a vida dos dois profissionais envolvidos, pois assim todas as informações ficam centralizadas em um só lugar e com apenas um clique essa passagem é feita, basta trocar o responsável pelo prospecto e pronto, pois, no próprio CRM esta as anotações feitas pelo SDR, os dados do lead, possível investimento, temperatura do Lead e tudo mais que o SDR achar importante pontuar.

Quer saber como um CRM funciona, CLIQUE AQUI e teste por 15 dias grátis o nosso CRM e veja como ele pode agilizar todo seu processo de passagem de bastão e gestão de prospectos.

Conclusão

Ter um SDR ajuda muito a não encher o funil do vendedor e ao mesmo tempo aumentar a conversão de leds em potenciais clientes. Por isso a passagem de bastão só deve ser feita quando o prospecto estiver devidamente qualificado e o Closer deve receber as informações do SDR e trabalhar em uma abordagem personalizada para cada Lead aí sim teremos uma boa passagem de bastão sendo transformada em vendas.

CTA CinzaPowered by Rock Convert

Compartilhe esse artigo com seu time de vendas!

Compartilhar com time de vendas